A série "MPB na ABL" chega ao final das suas apresentações deste ano homenageando o samba trazendo para o palco do Teatro Raimundo Magalhães Jr., no dia 3 de dezembro, às 12h30min, com entrada franca, um dos seus mais ilustres representantes ─ Nelson Sargento.
Ao longo de sua apresentação, Nelson, acompanhado apenas por seu violão, desfilou um repertório primoroso ─ parcerias com Cartola e com Marinho da Chuva, e alguns clássicos compostos por Zé Keti, Paulinho da Viola, Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola, além de suas próprias composições, valendo citar 1º de Abril, Pobre Milionária e Homenagem ao Mestre Cartola.
O portal da ABL transmitiu ao vivo o show de Nelson Sargento.
Saiba Mais
Autor de vários clássicos do samba, Nelson Sargento, no registro civil Nelson Mattos, alinha entre seus parceiros, além de Cartola, expoentes como Ivone Lara, Jamelão, e Alfredo Português, este, além de padrinho, foi quem o iniciou na Mangueira e também seu parceiro no primeiro samba-enredo que compôs ─ Rio São Francisco, em 1948. Aliás, foi com Alfredo Português e com Jamelão que Nelson Sargento venceu pela primeira vez a disputa do samba-enredo na mangueira, com o que se tornaria um clássico do gênero ─ Cântico à natureza, gravada pelo próprio Jamelão na Continental. Vale ressaltar que este samba foi considerado pela própria Mangueira um dos dez melhores de todos os tempos da verde-e-rosa.
Um artista múltiplo
Aos 84 anos de idade, completados em 25 de julho, Nelson Sargento é justamente considerado parte expressiva da história da cultura popular. Além de consagrado compositor ─ são de sua lavra: Berço de bamba, Falso amor sincero, Bálsamo, um tradicionalíssimo bolero, faixa de seus mais recente CD Versátil, incluído no repertório do show, e o samba-resistência Agoniza, mas não morre (nem ele mesmo contabiliza quantas regravações este samba compreende) ─, exibe competência como pintor cujas telas (traços primitivos que flagram paisagens urbanas, o cotidiano das favelas e seus personagens ─ cabrochas, sambistas) são disputadíssimas por admiradores. Também um poeta inspirado, tem alguns livros publicados.
Repertório:
Na série "MPB na ABL", Nelson apresentou o repertório que se segue: Primeira escola (Joel de Almeida e Pereira Mattos), Tempos idos (Cartola), A Voz do Morro (Zé Keti), Apoteose do samba (Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola), Eu canto samba (Paulinho da Viola), Ciúme doentio (Cartola e Nelson Sargento), Pobre milionária (Nelson Sargento), Homenagem ao Mestre Cartola (Nelson Sargento), Bálsamo (Nelson Sargento), Ídolos e astros (Marinho da Chuva e Nelson Sargento) e 1º de Abril (Nelson Sargento), um fox e também faixa de Versátil.
03/12/2008
30/11/2008 - Atualizada em 30/11/2008