Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Historiador Gilberto Araújo ministra conferência sobre Raul Pompeia

Historiador Gilberto Araújo ministra conferência sobre Raul Pompeia

 

Acontece na próxima terça-feira, dia 9 de maio, às 16hs, no Teatro R. Magalhães, a segunda conferência do Ciclo “Escritores, lado B”, com a palestra do historiador Gilberto Araújo sob o tema “Raul Pompeia, desenhista”.

Patrono da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, um dos maiores representantes do realismo brasileiro ao lado de Machado de Assis e Aluisio de Azevedo, Raul Pompeia, além de escritor – sua obra mais emblemática é “O Ateneu”, de 1888 -, foi desenhista e escultor. Seu temperamento crítico, angustiado e instável lhe causou problemas e antipatias. Uma charge com o título “O Brasil crucificado entre dois ladrões” causou enorme polêmica com Olavo Bilac, a ponto de desafiá-lo para um duelo, não concretizado por interferência de amigos. Raul Pompeia suicidou-se com um tiro no peito na noite de Natal de 1895, aos 32 anos.

Gilberto Araújo é um pesquisador da obra de Raul Pompeia em uma bolsa do CNPQ e. desenvolveu um projeto sobre o escritor como bolsista na Fundação Biblioteca Nacional. É professor de Literatura Brasileira na UFRJ, instituição por onde também é Doutor e Mestre em Letras Vernáculas. Possui pós-doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III, onde foi professor visitante entre 2022 e 2023. É bolsista FAPERJ na categoria Jovem Cientista do Nosso Estado. Entre 2010 e 2013, atuou no Setor de Publicações da Academia Brasileira de Letras.

Araújo se dedica ao estudo da obra de Raul Pompeia desde os tempos do seu mestrado, defendido na UFRJ em 2011, quando se debruçou sobre as Canções sem metro, livro póstumo do autor que reúne apenas poemas em prosa e que o pesquisador reeditou em 2013 para a Editora da Unicamp. “A obra de Pompeia é citada nos estudos de literatura brasileira, mas pouco explorada. Ele se tornou popularmente conhecido por ser o autor de um livro só, O Ateneu, mas a minha contribuição é mostrar que ele deixou uma produção extensa e multifacetada.

Ele explica que Raul Pompeia foi o primeiro artista a atuar de modo constante tanto no desenho como na ficção. “Na história da literatura do Brasil, temos outros escritores que também foram caricaturistas, como Aluísio Azevedo e Araújo Porto-Alegre, mas não com a mesma constância da produção de Pompeia, que passou a vida toda produzindo imagens e textos. Ele se tornou um ilustrador das suas próprias obras, o que não era comum no século XIX.

O ciclo “Escritores, lado B”, que tem a coordenação do Acadêmico Joaquim Falcão, terá cinco palestras, sempre às terças-feiras às 16h. A coordenação-geral do projeto de ciclos de conferências de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link e todas as palestras são transmitidas pelo Youtube da Academia.

No dia 16 de maio, o poeta e ficcionista Carlos Newton Junior falará sobre “Ariano Suassuna, gravador”. Já no dia 23, a professora Teresa Montero falará sobre “Clarice, cronista”. Encerrando o ciclo, no dia 30, "João Cabral, editor e impressor" será o tema da palestra ministrada pela pesquisadora Priscila Monteiro. Todas as palestras são transmitidas pelo Youtube da Academia.

02/05/2023