Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Gramático José Carlos de Azeredo encerra na ABL o ciclo de conferências "Para uma política do idioma"

Gramático José Carlos de Azeredo encerra na ABL o ciclo de conferências "Para uma política do idioma"

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou o ciclo de conferências do mês de maio de 2017, intitulado Para uma política do idioma, com palestra do gramático e professor José Carlos de Azeredo. A coordenação foi do Acadêmico e professor Domício Proença Filho, Presidente da ABL, e a moderação, do Acadêmico e filólogo Evanildo Bechara. O tema escolhido foi Afinal, ensina-se a língua materna? Refletindo sobre alguns lugares-comuns.

Foram fornecidos certificados de frequência.

De acordo com o conferencista, “o ensino da língua portuguesa no Brasil sempre envolveu um certo antagonismo entre correntes tradicionalistas e grupos progressistas. A questão se acirrou nos últimos trinta anos com os movimentos de inclusão social e os avanços da sociolinguística. O debate tem favorecido uma reorientação de rumos em nome de uma política de ensino mais realista, mas o ativismo ideológico que põe em xeque o perfil da língua padrão e as implicações de seu ensino pode estar pondo em risco o acesso ao patrimônio cultural consubstanciado nos textos escritos”.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências deste ano.

Saiba mais

José Carlos de Azeredo graduou-se na Faculdade de Letras da UFRJ, onde também obteve os títulos de Mestre (1997) e de Doutor em Letras (1988) sob a orientação do Professor doutor Celso Ferreira da Cunha. Na mesma instituição, exerceu o magistério 1977 a 1996.

Atualmente, é professor associado de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ, pesquisador do CNPq e pós-doutor pela PUC-SP. Participou da elaboração do Minidicionário Caldas Aulete (Nova Fronteira: 2004). Organizou, como consultor gramatical e redator, de “Uma pequena gramática”, que faz parte das versões do Dicionário Caldas Aulete publicadas atualmente pela editora Lexikon.

Contribuiu na organização e como supervisor da edição do volume Escrevendo pela nova ortografia (2008), publicado pela Publifolha, de São Paulo, em parceria com o Instituto Antônio Houaiss. É autor de Iniciação à sintaxe do português (1990), de Fundamentos de gramática do português (2000) e de Ensino de Português: fundamentos, percursos, objetos (2007), publicados por J. Zahar Editor.

A Publifolha, em parceria com o Instituto Antônio Houaiss, publicou, em 2008, sua Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. Também pela Publifolha/IAH saíram mais duas obras: em 2010, a Gramática comparativa Houaiss: quatro línguas românicas, cuja redação compartilhou com a linguista portuguesa Ana Maria Brito, o escritor Godofredo de Oliveira Neto, também professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o romanista dinamarquês Birger Lohse. Em 2012, publicou, ainda pela Publifolha, o Dicionário Houaiss de conjugação de verbos.

23/05/2017

Notícias relacionadas