Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Governo do Amazonas homenageia o artista plástico e galerista Marcantonio Vilaça

Governo do Amazonas homenageia o artista plástico e galerista Marcantonio Vilaça

 

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, foi convidado pelo Governo do Estado do Amazonas para estar em Manaus na próxima segunda-feira, dia 8, quando será inaugurada a Escola Estadual de Tempo Integral Marcantonio Vilaça, seu filho. O nome da nova escola é mais uma das homenagens que aquele estado faz ao advogado e artista plástico, além de um dos mais importantes divulgadores das artes e responsável pela abertura do mercado internacional para artistas brasileiros.

A nova escola a ser inaugurada receberá o nome do artista plástico e galerista por escolha das pessoas daquela comunidade e dos professores da escola ao lado, especializada em artes, que também recebeu seu nome, na primeira das homenagens que os amazonenses dedicaram a Marcantonio Vilaça. O presidente da ABL confirmou presença e, além de outras autoridades, assim como artistas plásticos brasileiros e do exterior, está confirmada a participação do governador do Amazonas, Eduardo Braga.

Marcantonio Vilaça foi um dos mais importantes colecionadores de arte contemporânea brasileira, começando sua coleção aos 15 anos. Como marchand, trabalhou para lançar novos artistas no mercado brasileiro e internacional. Doou diversas obras de sua coleção para museus em todo o mundo. Fortaleceu a imagem do Brasil internacionalmente, pelo empenho na divulgação da produção artística do país. Morreu aos 37 anos, em janeiro de 2000. Muitas homenagens lhe foram prestadas desde então, entre elas a instituição, pelo Tribunal de Contas da União, do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. Outra homenagem, essa internacional, foi feita pelo Museu de Arte Moderna de Miami, que deu o nome do artista brasileiro a uma de sua salas.

2/2/2010

04/02/2010 - Atualizada em 04/02/2010