Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Gilberto Gil lança o livro “NÓS, A GENTE”, hoje na ABL

Gilberto Gil lança o livro “NÓS, A GENTE”, hoje na ABL

 

O Acadêmico Glberto Gil lança hoje, durante a 31ª Conferência da Associação Nacional de Livrarias, no Teatro R.Magalhães Jr., na ABL, o livro “Nós, a Gente”. Marcado para as 17h30, Gil e sua mulher, Flora, farão um bate-papo mediado pelo artista visual Daniel Kondo, co-autor do livro, quando lembrarão a turnê com a família na Europa, denominada “Nós, a gente”.

O livro celebra a vida e a obra de um dos maiores cantores e compositores brasileiros e traz 40 músicas icônicas de Gilberto Gil traduzidas e ressignificadas pelo olhar criativo do artista visual Daniel Kondo.

A parceria entre os dois teve início na criação da logomarca de Nós, a gente, turnê de Gilberto Gil e família pela Europa, em meados de 2022, e que atualmente vem rodando o Brasil. Esse projeto múltiplo, em que se comemorou os 80 anos do patriarca junto aos filhos, filhas, noras, netos e bisneta, culminou em dois documentários – Em casa com os Gil e Viajando com os Gil – e um site. Agora, ganha desdobramento neste livro inédito.

“Kondo reinventa possibilidades de Gil para celebrar mais um momento, fazer mais uma “refestança” na grande celebração que nunca termina”, escreve o organizador Guilherme Gontijo Flores na abertura do livro. “É o que as leitoras e os leitores da obra poderão encontrar em peças como Palco, na qual o grande número de imagens mentais da letra de Gil é sutilmente incorporado e desenvolvido num cântaro grego de duas cores (amarelo e vermelho) que lança suas águas para cima em amarelo, marrom e azul, ao lado de uma imensa explosão de cores matriciais que terminam por fazer um encontro entre fogos de artifício explodindo e o desabrochar de um dente-de-leão.”

Nós, a gente é um livro que nos convida a ler cantando. O recorte ilustrado do cancioneiro de Gilberto Gil pinça composições marcantes que vivem no imaginário coletivo, como Realce, Esotérico, Barato totalRefazendaDomingo no ParqueSe eu quiser falar com DeusAqui e agora, para citar apenas algumas. Parte das músicas reunidas passou originalmente pelas sugestões familiares e entrou nos shows da turnê, enquanto outras foram escolhidas por revelarem relances importantes da trajetória artística, conceitual e afetiva de Gil num retrospecto da sua fase atual.

Ao final do livro, há uma entrevista exclusiva feita com Gilberto e Flora Gil: ambos falam sobre os bastidores da turnê, sobre a vida em família e sobre esse tempo de celebração.

FICHA TÉCNICA

Título: Nós, a gente
Autores: Gilberto Gil e Daniel Kondo
Organização: Guilherme Gontijo Flores
Número de páginas: 112
ISBN: 9788546904693
Preço: R$ 99,90
Editora: WMF Martins Fontes

30/08/2023