Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “A estética do despertar na tradição budista”, com o professor Clodomir Andrade, será o tema da segunda palestra do ciclo “Sociedade e espiritualidade”, da ABL

“A estética do despertar na tradição budista”, com o professor Clodomir Andrade, é tema da segunda palestra do ciclo “Sociedade e espiritualidade”, da ABL

 

A Academia Brasileira de Letras deu sequência ao ciclo de conferências “Sociedade e espiritualidade”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, realizando sua segunda palestra – A estética do despertar na tradição budista – com o professor Clodomir Andrade. O evento aconteceu na terça-feira, dia 8 de março, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

De acordo com o conferencista, a palestra foi dividida em tópicos e tratou, em primeiro lugar, de O tríplice refúgio: o Buda, os ensinamentos (dharma) e a comunidade (sangha). Em segundo, as quatro nobres verdades. E finalizou com A pedagogia do olhar: impermanência, insubstancialidade e sofrimento.

O coordenador Cícero Sandroni explica que “não se trata de um ciclo que queira convencer as pessoas sobre religiosidade. A proposta é mostrar como a espiritualidade influencia a sociedade”.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos ciclos de conferências de 2016.

“Sociedade e espiritualidade” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 15, Frei Betto, Cristianismo: uma nova proposta civilizatória; 22, Faustino Teixeira, A dimensão interior do Islã; e 29, Muniz Sodré, Culto Afro: uma filosofia de diáspora.

O CONFERENCISTA

Doutor em Ciência da Religião e professor do programa de pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, Clodomir Andrade possui formação na área de Filosofia. Dedica-se ao estudo das tradições da imanência tanto no oriente (Budismo, Hinduísmo e Daoísmo), quanto no ocidente (Pré-socráticos, Estoicismo, Espinoza e Nietzsche), além das relações entre poesia e religião.

Atualmente, coordena o Grupo de Estudos Renatura (Grupo de estudos sobre Religião e Natureza) e desenvolve a pesquisa: “A morte de Deus e o nascimento da natureza”, onde tenta refletir acerca da possibilidade de superação do niilismo a partir das tradições naturalistas da imanência.

02/03/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados