Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritor Jorge Caldeira toma posse na Academia Brasileira de Letras

Escritor Jorge Caldeira toma posse na Academia Brasileira de Letras

 

A cerimônia de posse do escritor e cientista social Jorge Caldeira foi realizada na sexta-feira, 25 de novembro, às 20h, no Petit Trianon, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio. O evento, exclusivo para convidados, foi transmitido ao vivo pelo site da ABL e pelo canal de Youtube da instituição. Jorge Caldeira passou a ocupar a Cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Acadêmica Lygia Fagundes Telles, que faleceu no dia 3 de abril de 2022. Os ocupantes anteriores da Cadeira 16 foram: o crítico literário Araripe Júnior (fundador) – que escolheu como patrono o poeta Gregório de Matos -, Félix Pacheco e Pedro Calmon. O Acadêmico eleito Jorge Caldeira será recebido pelo Acadêmico Celso Lafer.

Eleito para integrar a ABL no dia 7 de julho de 2022, Jorge Caldeira é escritor, doutor em Ciência Política e mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). É um especialista na história do Brasil. Nos últimos anos, dedicou-se a analisar a questão ambiental.

No seu discurso de posse, ele ressaltou a importância da Academia Brasileira de Letras e citou a sua capacidade de eternizar uma obra e manter o equilíbrio entre a fala e a escrita:

"Para restaurar o equilíbrio perdido, criar um futuro, é necessário tratar da natureza como um jardim. Como uma nova construção do homem. E lembrar que o Paraíso é descrito como jardim. Esse grande jardim pode ser o Brasil. O país tem a natureza mais produtiva do planeta. Precisa saber dar valor a ela, pensar nela. Só assim o homem brasileiro capturará, como dinheiro, o preço do carbono. Esta será a fonte de riqueza, numa economia de equilíbrio entre homem e natureza. Como se sabia desde sempre. Esta Academia Brasileira de Letras, organizada em torno de ritos milenares, é apropriada para momento. Mantém o equilíbrio entre fala e escrita, via o vocabulário ortográfico. Tem capacidade para fazer uma obra passar do nada para o cânone como fez com a de Gregório de Matos. Tem força para compilar, seja com dicionários ou coleções de fôlego. Coletivamente, encara o desafio de colocar "Brasil" em Letras, coisa que nenhum escritor isolado pode fazer", destacou.

O ACADÊMICO

Jorge Caldeira nasceu no dia 20 de dezembro de 1955, em São Paulo. Graduou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É mestre e doutor em Ciência Política pela USP e autor de livros como Mauá, empresário do Império, do best seller A história da riqueza no Brasil, que analisa as bases e o desenvolvimento da nossa economia, costumes e governos. Também escreveu livros sobre Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio, Noel Rosa, Ronaldo, Guilherme Pompeo, Júlio Mesquita e outros personagens citados em obras como “Brasil – A história contada por quem viu”, ”101 brasileiros que fizeram história” e “História do Brasil com empreendedores”.

Atuou em diversas frentes do mercado editorial, como publisher da revista Bravo! Como jornalista, trabalhou nas revistas Bravo, Exame e Isto É, e no jornal Folha de S.Paulo, sendo porteriormente editor de todas elas. Foi também consultor do projeto Brasil 500 anos, da Rede Globo.

22/11/2022