Professor Ulpiano Bezerra de Menezes encerra na ABL o ciclo sobre patrimônio cultural
Publicada em 18/10/2018
A Academia Brasileira de Letras abriu seu ciclo de conferências do mês de novembro de 2018, intitulado O barroquismo brasileiro, com palestra do consultor em comunicação, escritor, articulista e empreendedor social Jorge Maranhão. O tema teve o mesmo título do ciclo (O barroquismo brasileiro). O evento foi realizado na quinta-feira, dia 1º de novembro, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
Foram fornecidos certificados de frequência.
A Acadêmica Ana Maria Machado é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2018.
O ciclo terá mais três palestras nas quintas-feiras de novembro, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 8, Mário Guerreiro, Persuadir ou convencer: 22, Nelson Jobim, O juridiquês como legado barroquista; e 29, Denise Maurano, A arte e a alma barroca brasileira.
O CONFERENCISTA
Jorge Maranhão é consultor em comunicação, escritor, articulista, palestrante e empreendedor social. Mestre em filosofia pela UFRJ, tem-se dedicado às áreas de política, cultura, arte e comunicação.
Fundador da Propaganda Professa, em 1976, tem feito consultoria na área de comunicação institucional e cidadania corporativa para empresas nacionais e estrangeiras desde 1981.
É autor de dois livros de ficção, além de ensaios, como A Arte da Publicidade, de 1978, e de Mídia e Cidadania, de 1983. Em 2003, lançou A Voz do Cidadão, o livro de mútua-ajuda da cidadania e, em 2006, Cultura de Cidadania, para construir um novo país. Tem colaborado com artigos de opinião para os principais jornais do país desde 1988, como O Globo, Jornal de Brasília, O Estado de S. Paulo, revista Época e Valor Econômico. Atualmente é colunista do Diário do Comércio de São Paulo e do Congresso em Foco, de Brasília.
Maranhão dirige o Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão desde 2003. Edita o site www.avozdocidadao.com.br tendo produzido e apresentado por dez anos os boletins da Voz do Cidadão nas rádios Globo e CBN. Participou da fundação do Instituto Millennium, em 2005. É líder cívico RAPS desde 2016.
25/10/2018Publicada em 18/10/2018