Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Diplomata Marcos Azambuja faz na ABL a segunda palestra do ciclo conferências sobre Barão do Rio Branco

Diplomata Marcos Azambuja faz na ABL a segunda palestra do ciclo conferências sobre Barão do Rio Branco

 

O diplomata Marcos Azambuja faz na Academia Brasileira de Letras a segunda palestra do ciclo conferências Legado de Rio Branco: interpretações e atualidade, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Merval Pereira. O evento aconteceu no dia 11 de julho, quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro), com o tema Rio Branco hoje: os desafios do ofício. Entrada franca.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O ciclo terá mais uma conferência, no mesmo local e horário: dia 25, Rio Branco: a persistência de um novo paradigma para a política externa, com o diplomata e professor Gelson Fonseca.

O CONFERENCISTA

Diplomata de carreira, Marcos Castrioto de Azambuja foi embaixador do Brasil na França (1997-2003) e na Argentina (1992-1997), Secretário-Geral do Itamaraty (1990-1992), Coordenador da Conferência Rio 92 e Chefe da Delegação do Brasil para Assuntos de Desarmamento e Direitos Humanos, em Genebra (1989-1990).

Azambuja é autor de diversos livros e artigos, além de ser um ativo palestrante sobre temas relativos a relações internacionais nos campos do desarmamento, desenvolvimento sustentável, integração regional, direitos humanos, Antártica e política espacial. Foi Vice-presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais - Cebri, Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Conselho Curador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Membro do Conselho Iphan e do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo.

Secretário da Comissão Nacional para Assuntos Antárticos (Contar), Azambuja integrou, também, entre outras atividades, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), a Comissão Brasileira de Atividades Espaciais (Cobae), o Conselho da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) e o Conselho Federal de Entorpecentes (Confen).

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "A França e a política externa brasileira", "Brasil-Portugal" e "Barão do Rio Branco".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo


03/07/2019

Galeria de imagens

Rio Branco Hoje: Os Desafios do Ofício

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados