O cientista, professor e escritor Marcelo Gleiser fez a palestra de abertura do ciclo Novos olhares – “Redescobrindo a humanidade num universo em expansão” –, sob coordenação do Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho. A conferência aconteceu no dia 5 de agosto, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador geral dos ciclos de conferência de 2014.
Serão conferidos certificados de frequência.
Os ciclos de conferências, com patrocínio da Petrobras, são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.
Saiba mais
Marcelo Gleiser nasceu no Rio de Janeiro em 19 de março de 1959. É um cientista de renome internacional, com mais de 100 artigos publicados, conhecido no mundo por sua pesquisa em cosmologia e seu trabalho de divulgação científica. Professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, EUA, fez doutorado pelo King's College, de Londres, mestrado pela UFRJ e bacharelado pela PUC, além de pós-doutorado no Fermi National Laboratory e no Instituto de Física Teórica da Universidade da Califórnia.
Gleiser recebeu de Bill Clinton, em 1994, o prêmio Faculty Fellows Award, dado a apenas 15 cientistas. É autor de 13 livros, dentre eles A Dança do Universo, prêmio Jabuti de 1998, e O Fim da Terra e do Céu, Jabuti de 2002. Em agosto de 2006, publicou seu primeiro romance, A Harmonia do Mundo. No mesmo ano, escreveu e apresentou a série "Poeira das Estrelas", exibida no Fantástico, da TV Globo, e vista por mais de 30 milhões de pessoas. Dois anos depois, apresentou outra série, denominada “Mundos Invisíveis”, também no Fantástico. Participa, frequentemente, de documentários nos EUA e na Inglaterra. Publicou, em 2010, o best seller Criação Imperfeita: Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza, editado em 12 idiomas. Ainda em agosto deste ano, lançará o livro A ilha do conhecimento. Marcelo Gleiser é colunista do jornal Folha de S. Paulo.
5/8/2014
29/07/2014 - Atualizada em 28/07/2014