Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Atualidade política brasileira será tema para a palestra do pesquisador Octavio Amorim Neto no ciclo “Os papéis dos poderes”, da ABL

Atualidade política brasileira é tema da palestra do pesquisador Octavio Amorim Neto no ciclo “Os papéis dos poderes”, da ABL

 

O pesquisador e professor Octavio Amorim Neto fez a quarta conferência do ciclo “Os papéis dos poderes”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Merval Pereira. O tema da conferência foi Sistemas de governo contemporâneos: parlamentarismo, presidencialismo e semipresidencialismo. O evento aconteceu na terça-feira, dia 24 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos ciclos de conferências de 2016.

“Os papéis dos poderes” terá mais uma conferência, no dia 31 de maio, no mesmo local e horário, com o ex-presidente do Banco Central e um dos articuladores do Plano Real, Edmar Bacha, que falará sobre Abrir ou abrir: eis a questão. As palestras do ciclo estarão disponibilizadas, para consulta posterior, nos canais digitais: Youtube, Facebook e Twitter.

De acordo com o palestrante “a conferência discutiu a estrutura constitucional e a dinâmica política dos principais sistemas de governo encontrados nas democracias contemporâneas. Atenção especial foi dada ao semipresidencialismo, por tratar-se do sistema mais frequentemente adotado por jovens democracias e ser objeto de debate político no Brasil hoje em dia.”

Saiba mais:

Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, campus de San Diego (1998), Octavio Amorim Neto foi pesquisador-visitante da Universidade de Salamanca (Espanha), em 2013, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 2006, e professor-visitante do Institut d'Études Politiques de Lille (França), em 2001.

Suas pesquisas foram publicadas em revistas científicas tais como American Journal of Political Science, British Journal of Political Science, Comparative Political Studies, World Politics, Legislative Studies Quarterly, European Journal of Political Research, Democratization, Studies in Comparative International Development, Party Politics e Latin American Politics and Society.

Octavio Amorim Neto é autor de De Dutra a Lula: A Condução e os Determinantes da Política Externa Brasileira, Presidencialismo e Governabilidade nas Américas, além de co-organizador de O Semipresidencialismo nos Países de Língua Portuguesa e de Brasil y México: Encuentros y Desencuentros. Seus trabalhos foram agraciados com prêmios da Associação Brasileira de Ciência Política e da Associação Americana de Ciência Política.

18/05/2016

Notícias relacionadas