Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Zuenir Ventura concede entrevista em evento online

Acadêmico Zuenir Ventura concede entrevista em evento online

 

O Acadêmico Zuenir Ventura concedeu entrevista ao escritor e jornalista Afonso Borges sobre a nova edição de seu livro “Minhas histórias dos outros”. A obra, publicada pela Objetiva, traz registros da experiência jornalística do Acadêmico em uma nova versão ampliada e revista. O evento aconteceu através do Instagram do projeto “Sempre um Papo”, no dia 14 de abril.

O Acadêmico

Zuenir Ventura é o sétimo ocupante da Cadeira n.º 32, tendo sido eleito no dia 30 de outubro de 2014, na sucessão do Acadêmico Ariano Suassuna, e recebido no dia 6 de março de 2015, pela Acadêmica Cleonice Berardinelli.

Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas, Zuenir Ventura é jornalista, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Colunista do jornal O Globo, ingressou no jornalismo como arquivista, em 1956. Nos anos 1960/61 conquistou bolsa de estudos para o Centro de Formação dos Jornalistas de Paris. De 1963 a 1969, exerceu vários cargos em diversos veículos: foi editor internacional do Correio da Manhã, diretor de Redação da revista Fatos & Fotos, chefe de Reportagem da revista O Cruzeiro, editor-chefe da sucursal-Rio da revista Visão-Rio. Em 1988, Zuenir Ventura lançou o livro 1968 - o ano que não terminou, cujas 48 edições já venderam mais de 400 mil exemplares.Em 2008, Zuenir Ventura recebeu da ONU um troféu especial por ter sido um dos cinco jornalistas que “mais contribuíram para a defesa dos direitos humanos no país nos últimos 30 anos”. Em 2010, foi eleito “O jornalista do ano” pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros.

08/04/2021