Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e músico Gilberto Gil ganha museu virtual

Acadêmico e músico Gilberto Gil ganha museu virtual

 

O Acadêmico e músico Gilberto Gil ganhou um museu virtual, lançado na plataforma Google Arts & Culture, que celebra os seus 80 anos. "O Ritmo de Gil" traz, além de um álbum inédito, 148 exposições, 146 histórias, mais de 41 mil imagens e documentos, além de 900 vídeos e gravações que contam a trajetória do artista. Os textos estão disponíveis em diversos formatos, como entrevistas, crônicas, discobiografias, reportagens, composições do Gilberto Gil e um artigo do presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, que analisa o discurso de posse do Acadêmico.

O projeto está disponível em inglês, português e espanhol, e é a primeira retrospectiva de um artista brasileiro vivo na plataforma global. Há também uma seção dedicada às músicas mais escutadas do Gilberto Gil e um karaokê, que reúne as bases de músicas sem a voz do Gil.

Entre o material inédito do museu, há um disco perdido do artista que foi encontrado 40 anos depois em uma gaveta, durante o processo de curadoria, e resgatado por meio da digitalização dos materiais para o museu. Gravado em 1982, em Nova York, o álbum revela gravações inéditas do artista, entre elas, a música "You Need Love". Também há vídeos diversos que reúnem depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Marisa Monte, Jorge Ben, entre outros artistas.

17/06/2022