Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e jornalista Merval Pereira lança seu livro “Mensalão” em Brasília

Acadêmico e jornalista Merval Pereira lança seu livro “Mensalão” em Brasília

 

O Acadêmico e jornalista Merval Pereira lançou seu livro Mensalão, que tem como subtítulo “O dia a dia do mais importante julgamento da História política do Brasil”, em Brasília, no dia 13 de março, às 19 horas, na Saraiva MegaStore Shopping Patio Brasil (endereço: SCS/B – Lote A, Nível 1). O livro é o resultado da seleção de suas colunas diárias no jornal O Globo, das quais montou um retrato preciso, de forma pedagógica, de todas as etapas do escândalo envolvendo o governo Lula e dirigentes do PT.

Lançado mês passado no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, o livro tem 287 páginas e prefácio assinado pelo ex-ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto. Segundo Merval Pereira, trata-se de um documento histórico desse momento da política brasileira, desde 2 de agosto até 11 de dezembro do ano passado, e mostra um ensaio sobre um dos fatos que mais mobilizaram o país em sua história recente. “O livro dá uma visão de conjunto de todos os passos do julgamento a quem o acompanhou ou não”.

Saiba mais

Oitavo ocupante da Cadeira nº 31, eleito  em 22 de junho de 2011, na sucessão de Moacyr Scliar, Merval Pereira Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. É comentarista da Globonews e da CBN e Colunista do Globo, onde entrou em 1968, como repórter estagiário, tendo exercido, entre outras funções, a de editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo. Em 1979 recebeu o Prêmio Esso pela série de reportagens “A segunda guerra, sucessão de Geisel”, publicada no Jornal de Brasília e escrita em parceria com o então editor do jornal André Gustavo Stumpf. A série virou livro com o mesmo nome, editado pela Brasiliense, considerado referência para estudos da época e citado por brasilianistas, como Thomas Skidmore.

De 1983 a 1985, trabalhou na revista Veja, onde foi chefe das sucursais de Brasília e Rio e editor nacional em São Paulo. Faz parte do Conselho Editorial das Organizações Globo e integrou o primeiro Conselho Editorial do jornal Valor Econômico; Conselheiro do Centro de Estudos da América da Universidade Candido Mendes. É media leader do World Economic Forum, onde foi mediador de debates sobre a situação do Brasil e da América Latina. É membro titular da Academia Brasileira de Filosofia e membro do Board of Visitors da John S. Knight Fellowships da Universidade Stanford. Em 2008, passou um período na Universidade de Columbia, em Nova York, como visiting scholar do Centro de Estudos Latino-Americanos. Em 2009, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia de excelência jornalística, a mais importante premiação internacional do jornalismo das Américas.

Serviço
Lançamento: dia 13 de março de 2013, quarta-feira, às 19 horas
Local: Saraiva MegaStore Shopping Patio do Brasil
Endereço: SCS/B – Lote A, Nível 1
Editora Record
287 páginas
Preço: R$ 34,90

15/3/2013

12/03/2013 - Atualizada em 11/03/2013