Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Alberto da Costa e Silva foi escolhido vencedor do Prêmio Camões de 2014

Acadêmico Alberto da Costa e Silva foi escolhido vencedor do Prêmio Camões de 2014

 

“Um reconhecimento justo a um acadêmico poeta que se inscreve entre os maiores da Casa e os melhores do Brasil. Sentimo-nos todos, confrades da Academia Brasileira de Letras e amigos de Alberto, imensamente felizes”

Assim se pronunciou o Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, tão logo tomou conhecimento, na tarde de hoje, de que o poeta, historiador e Acadêmico Alberto da Costa e Silva foi aclamado, em Lisboa, por decisão unânime do júri, vencedor  do Prêmio Camões de 2014, pelo conjunto de sua obra.

Dizendo-se muito surpreso com a decisão, Alberto da Costa e Silva, declarou-se “sumamente  feliz”!

“Soube que a decisão foi unânime e, embora esteja ainda  um tanto perplexo, minha alegria  é muito grande. Qualquer escritor que tivesse sido galardoado com  o Camões  ficaria  honrado. É o meu caso”!

O Prêmio literário Camões é considerado o mais importante destinado o a premiar um autor de língua portuguesa pelo conjunto da sua obra.

É conferido  anualmente, alternadamente no Brasil e em Portugal,  cabendo a decisão a um júri especialmente constituído. O prêmio consiste numa quantia pecuniária resultante das contribuições dos dois Estados, fixada anualmente de comum acordo.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook

30/5/2014

30/05/2014 - Atualizada em 29/05/2014