Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica e atriz Fernanda Montenegro faz leitura dramatizada de Simone de Beauvoir e lota Teatro da ABL

Acadêmica e atriz Fernanda Montenegro promove leitura dramatizada de Simone de Beauvoir e lota Teatro da ABL

 

Sob aplausos de dezenas de convidados e do público em geral, a Acadêmica e atriz Fernanda Montenegro fez nesta quinta-feira, dia 23, na Academia Brasileira de Letras uma empolgante leitura dramatizada da obra "A Cerimônia do Adeus", da escritora e líder feminista francesa Simone de Beauvoir, na qual narra a solidão e o vazio de sua vida após a morte do companheiro, o filósofo Jean-Paul Sartre. O livro trata, em sua primeira parte, dos últimos anos de vida de Sartre, passando por suas reflexões, entre outras questões, sobre a velhice e a morte. Na parte final, Simone registra entrevistas que fez com Sartre, ampliando a abordagem dos temas. "Foi uma tarde memorável", disse o Presidente Merval Pereira, enquanto a emoção tomava conta da própria Fernanda Montenegro e de toda a plateia que lotava o Teatro R. Magalhães Jr., de 300 lugares, e se espalhava pela Sala José de Alencar, onde havia sido instalado um telão.

Após a apresentação, Fernanda e a também Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, igualmente ativa atuante de movimentos sociais femininos, participaram de um debate com o público, que, entusiasmado, aplaudia de pé. "Simone de Beauvoir quebrou paradigmas do século XX, influenciando a minha e as gerações que se sucedem. Minha geração é herdeira direta dela", disse a Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, depois de perguntas do auditório, que incluiu dezenas de jovens. À saída da sessão estava disponível a edição no. 114 da Revista Brasileira, que será oficialmente lançada em abril em todas as lojas da Livraria da Travessa no país, e em outras livrarias, como a Argumento no Rio. A Revista, que é dirigida pela Acadêmica Rosiska, reúne textos selecionados de importantes autores, incluindo os acadêmicos Ana Maria Machado, Antonio Cicero, Antônio Torres, Cacá Diegues, Edmar Lisboa Bacha, Eduardo Giannetti, Geraldo Carneiro, Geraldo Holanda Cavalcanti, Ruy Castro e a própria Fernanda Montenegro.

Sobre a escritora

Simone de Beauvoir (1908-1986) foi uma escritora, filósofa, memorialista e feminista, considerada uma das maiores representantes do existencialismo na França. Manteve um longo e polêmico relacionamento amoroso com Jean-Paul Sartre. Com seus romances, ensaios e peças, nos quais transparece uma clara intenção didática, Simone de Beauvoir contribuiu para a expansão da consciência feminina na segunda metade do século XX.Nascida em Paris, dia 9 de janeiro de 1908, filha de um advogado e leitor compulsivo, desde a adolescência Simone de Beauvoir pensava em ser escritora. Entre 1913 e 1925, estudou no Institute Adeline Désir, uma escola católica para meninas. Em 1925, ingressou no curso de Matemática do Instituto Católico de Paris e no curso de Literatura e Línguas no Institute Sainte Marie.

Em seguida, estudou Filosofia na Universidade de Sorbonne, onde entrou em contato com outros jovens intelectuais, incluindo René Maheu e o próprio Jean-Paul Sartre, com quem se ligaria até a morte. Em 1929 concluiu o curso de Filosofia e dois anos depois, aos 23 anos, foi nomeada professora de Filosofia na Universidade de Marselha, onde permaneceu até 1932, quando se transferiu para Rouen. Em 1943, retornou a Paris para lecionar Filosofia do Lycée Molière. No mesmo ano, estreou na literatura, publicando o romance "A convidada", no qual trata dos dilemas existenciais de uma mulher de 30 anos, marcada por ciúme, raiva e frustrações após a chegada de uma jovem estudante que se hospeda em sua casa, ameaçando desestruturar sua vida conjugal.

25/03/2023