Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras, Imprensa Oficial de São Paulo e a Imprensa Nacional de Portugal lançam segunda edição do “Dicionário de Machado de Assis”

Academia Brasileira de Letras, Imprensa Oficial de São Paulo e a Imprensa Nacional de Portugal lançam segunda edição do “Dicionário de Machado de Assis”

 

A segunda edição da obra “Dicionário de Machado de Assis”, de Ubiratan Machado, acaba de ser publicada através de coedição entre a Academia Brasileira de Letras, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IOESP) e a Imprensa Nacional de Portugal. A edição conta com o acréscimo de 120 novos verbetes, ilustrações inéditas do caricaturista J. Bosco e fotografias raras de Machado de Assis.

No prefácio da primeira edição do dicionário, o Acadêmico Cícero Sandroni declarou: “[...] faltava, exatamente, uma obra de orientação pelos meandros da vida e obra de Machado de Assis, que permitisse ao leitor, mediante uma consulta rápida, esclarecer sua dúvida, enriquecer o seu estudo ou apenas se iniciar em determinado aspecto do universo machadiano. Essa lacuna acaba de ser preenchida com este Dicionário de Machado de Assis, de Ubiratan Machado, sem favor nenhum uma obra com a mesma qualidade dos grandes dicionários europeus dedicados a escritores, apesar de realizado apenas pelo autor, sem nenhum colaborador. [...] o Dicionário registra cada fato da vida de Machado, suas alegrias e decepções, amores, manias e fragilidades, apresentando ainda um grande número de material inédito, que escapou à argúcia dos biógrafos. [...]".

11/05/2021