Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras firma parceria com Sebrae do Ceará

Academia Brasileira de Letras firma parceria com Sebrae do Ceará

 

Com o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas, publicações e eventos relacionados à produção da Literatura de Cordel, a ABL firmou uma parceria com a Sebrae do Ceará. A assinatura oficial do protocolo foi na quinta-feira, dia 20 de outubro, às 14h30. A cooperação tem como intuito fomentar a economia criativa e a preservação do patrimônio cultural. A cerimônia contou com a presença do Presidente Merval Pereira e do Acadêmico Gilberto Gil, além do Diretor da Sebrae, Dr. Joaquim Cartaxo. Para tal parceria, estão em curso iniciativas nas áreas de capacitação, gestão, acesso ao mercado, inovação, estudos e pesquisas.

Instituída como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2018, a Literatura de Cordel possui uma contribuição relevante para a geração de trabalho e renda, e a Academia Brasileira de Letras contribui de modo significativo na ampliação do alcance e no seu reconhecimento devido à trajetória de preservação da memória e da cultura brasileira.

"Incluir formalmente o cordel na política cultural é fundamental", afirmou o presidente da ABL, Merval Pereira. Já segundo o Acadêmico Gilberto Gil, o cordel pode ser considerado um meio entre a oralidade e a escrita.

A Literatura de Cordel é vista como uma tradicional forma de expressão característica e integra à Economia Criativa da Região Nordeste. A Economia Criativa firmou-se na agenda do desenvolvimento sustentável e abrange atividades que vão do circo ao desenvolvimento do software e está presente em diversos campos, como patrimônio cultural, artes, mídias e criações funcionais.

20/10/2022