Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras e TV Câmara celebram assinatura de acordo de cooperação

Academia Brasileira de Letras e TV Câmara celebram assinatura de acordo de cooperação

 

Com o intuito de valorizar a cultura nacional, a Academia Brasileira de Letras e a TV Câmara firmaram uma parceria para exibição de programas, vídeos e documentários produzidos pela Academia. A cerimônia para marcar o início do acordo aconteceu na quarta-feira, dia 24, às 14 horas, de forma virtual. A transmissão foi feita no canal da Câmara no Youtube e no site da ABL.

“O acordo entre Câmara e ABL é motivo de alegria para todos nós: seja por representar a união entre duas instituições históricas em prol de um objetivo comum, seja por reconhecer o enriquecimento mútuo que pode haver nesse estreitamento das relações”, afirmou o deputado federal Enrico Misasi, responsável pela condução da reunião. O deputado destacou ainda que, pelo período difícil que atravessamos, a parceria é importante para levar opções de entretenimento para as famílias brasileiras. A deputada Joice Hasselmann também participou da cerimônia.

A iniciativa é contemplada pelo acordo de cooperação assinado em 2019 entre a Câmara dos Deputados e a Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para disseminar a cultura nacional e promover ações de valorização da leitura.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, destacou a importância do acordo: “Essa parceria entre a Câmara dos Deputados é muito importante para criar o estímulo a cultura, a leitura, para as nossas futuras gerações. Tudo isso é importante para que tenhamos uma sociedade mais igual, mais justa e para que construamos um Brasil melhor para todos”. 

O presidente da ABL Marco Lucchesi celebrou a assinatura do tratado: “a Academia Brasileira de Letras e a Câmara dos Deputados realizam um diálogo republicano de alto nível. O protocolo de amizade e cooperação firmado adquire maior potência em tempos de pandemia. Os livros chegam a todas as partes do Brasil, centros de formação, comunidades vulneráveis, bibliotecas prisionais, aldeias indígenas, comunidades quilombolas. Haverá vocação republicana mais solidária?”. Na ocasião, também participou o Acadêmico Arno Wehling, com uma pequena palestra intitulada: “Instituições, cultura e cidadania”.

Dentre essas ações, além das edições publicadas de forma conjunta, – como o lançamento da obra Imortais: patronos e fundadores da Academia Brasileira de Letras – estão as doações de livros para composição de bibliotecas públicas em áreas carentes do Brasil.

Essa parceria reforça o compromisso da ABL em viabilizar o acesso à cultura e ao conhecimento, promovendo a literatura brasileira e a cultura nacional.

22/06/2020