Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras e Câmara dos Deputados celebram acordo para publicações conjuntas

Academia Brasileira de Letras e Câmara dos Deputados celebram acordo para publicações conjuntas

 

No dia 19 de agosto, foi realizada Sessão Solene na Câmara dos Deputados para celebrar acordo firmado entre a instituição e a Academia Brasileira de Letras para coedições. O Presidente da ABL, Marco Lucchesi, declarou que a cooperação se dá num momento de reflexão profunda sobre a História.

Homenagem a Joaquim Nabuco

A Sessão Solene celebrou, ainda, o Dia do Historiador, instituído pela Lei 12130/09. A data, 19 de agosto, foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento do pernambucano Joaquim Nabuco, acadêmico, diplomata, escritor e um dos grandes historiadores do Brasil. Dois livros foram lançados na ocasião: Minha Formação, autobiografia de Joaquim Nabuco, prefaciado pelo Acadêmico Evaldo Cabral de Melo, e a nova edição do perfil parlamentar do historiador.

Para Lucchesi, Nabuco compreendeu o Brasil de tal maneira que conseguiu revestir sua obra de atualidade: “O historiador não vai fazer o exercício do futuro, porque o futuro é muito incerto e complexo, mas ele pode trabalhar com o aprofundamento daquilo que nos constitui.”

22/08/2019