Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL recebe a visita dos alunos do III Curso para Diplomatas Africanos, realizado pelo Itamaraty

ABL recebe a visita dos alunos do III Curso para Diplomatas Africanos, realizado pelo Itamaraty

 

A Academia Brasileira de Letras recebeu hoje, terça-feira, dia 25 de setembro, a visita dos alunos do III Curso para Diplomatas Africanos, realizado pelo Itamaraty, por intermédio da Fundação Alexandre de Gusmão. A Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, deu as boas vindas aos visitantes na Sala dos Presidentes, na companhia do Secretário-Geral, Geraldo de Holanda Cavalcanti, do Primeiro-Secretário, Domício Proença Filho, e do Acadêmico e Embaixador Alberto da Costa e Silva.

Após ter deixado a Sala dos Presidentes, o grupo, representando 12 países francófonos, num total de 23 diplomatas, conheceu as dependências da Academia. Tiveram informações sobre a História da ABL, sua fundação em 1897 e o que a entidade representa na realidade brasileira, como defensora da cultura e da língua portuguesa. O embaixador Alberto da Costa e Silva contou ainda sobre como ela funciona em seu dia a dia e sobre o Petit Trianon: “Uma doação do governo francês ao governo brasileiro com a finalidade de que nele se instalasse a Academia, em 1922”.

A proposta do curso, uma iniciativa do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Antonio de Aguiar Patriota, é a de criar, segundo o Itamaraty, “um diálogo de mão dupla, em que os africanos aprenderiam sobre a realidade e o esforço de desenvolvimento, com justiça social, dos brasileiros, além de suas vulnerabilidades, muitas delas semelhantes às enfrentadas no continente africano”. Os participantes têm palestras ministradas por personalidades, especialistas e autoridades das relações internacionais, além de visitarem empresas e instituições – públicas e privadas – estratégicas para a política externa brasileira. A ABL, ainda de acordo com o Itamaraty, foi incluída nessa relação. Os países representados na visita foram: Benin; Burkina Faso, Costa do Marfim, Gabão, Guiné, Guiné Equatorial, Marrocos, Mauritânia, República Democrática do Congo, República do Congo, Senegal e Togo.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

25/9/2012

25/09/2012 - Atualizada em 24/09/2012