Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL recebe, oficialmente, acervo do Acadêmico José Veríssimo com cartas e fotos inéditas de seu primeiro Presidente, Machado de Assis

ABL recebe, oficialmente, acervo do Acadêmico José Veríssimo com cartas e fotos inéditas de seu primeiro Presidente, Machado de Assis

 

A família do Acadêmico José Veríssimo, falecido em 1916, entregou no dia 15 de outubro, quinta-feira, em solenidade na Academia Brasileira de Letras, o acervo com documentos, cartas e fotos de seu fundador e primeiro Presidente, Machado de Assis.

Os documentos foram recebidos pelo Presidente da ABL, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti. Participaram também da solenidade, o Secretário-Geral, Acadêmico Domício Proença Filho, o Acadêmico e historiador, Diretor do Arquivo, José Murilo de Carvalho, e o Acadêmico e Ex-Presidente (2006/2007 e 2010/2011) Marcos Vinicios Vilaça. Os documentos, guardados por quatro gerações, foram entregues pela viúva do neto de José Veríssimo, Helena Araújo Veríssimo, e seu filho, Luis José Veríssimo. 

“Trata-se de um acervo precioso e que pode incentivar outras famílias, que possuem material histórico sobre os Acadêmicos, a também doarem acervos para a Academia. Isso pode despertar a atenção de pessoas que tenham documentos em casa e se disponham a trazer para a ABL, que é a guardiã adequada para mantê-los. O tempo pode destruir essas preciosidades e aqui temos a técnica mais avançada de conservação”, afirmou Geraldo Holanda Cavalcanti.

De acordo com o Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, a descoberta do acervo supera toda e qualquer expectativa que a Academia pudesse ter antes de conhecê-lo: “O material é de uma preciosidade fora do comum. Ter em nosso Arquivo documentos de José Veríssimo, um dos fundadores da ABL, é de uma alegria muito grande. O público ainda terá de esperar um tempo para ter acesso. As cartas, fotografias e tudo o mais passarão, primeiro, por um processo de higienização”, disse o Acadêmico.

De acordo com os pesquisadores da Academia, dentre os documentos destaca-se, além das correspondências e das fotos, um rico material de recortes de jornais e de cartas enviadas para Veríssimo e Machado pelo historiador e também Acadêmico Oliveira Lima.

Das 61 cartas trocadas entre Machado e Veríssimo, e que agora fazem parte do Arquivo da Academia, 12 são inéditas. Além das correspondências, há também centenas de itens dispostos em 14 caixas que estão sendo higienizados, entre eles, uma foto de Machado, inédita e em bom estado de conservação, mesmo depois de 115 anos guardada em uma caixa de papelão. Há, ainda, uma outra preciosidade. No material entregue à ABL, está um álbum com os menus de jantares oferecidos entre o fim do século XIX e XX, inclusive alguns da “Panelinha”, como os fundadores da Academia se autodenominavam.

16/10/2015