Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL realiza mesa-redonda em homenagem aos 90 anos do Acadêmico Helio Jaguaribe

ABL realiza mesa-redonda em homenagem aos 90 anos do Acadêmico Helio Jaguaribe

 

A Academia Brasileira de Letras realizou, no dia 16 de maio, quinta-feira, às 17h30min., no Salão Nobre do Petit Trianon, mesa-redonda em homenagem aos 90 anos do Acadêmico e cientista social Helio Jaguaribe. A coordenação foi do Acadêmico Alberto da Costa e Silva e contoucom a participação dos também Acadêmicos Candido Mendes de Almeida, Celso Lafer, José Murilo de Carvalho e Sergio Paulo Rouanet.

Saiba mais

O Acadêmico

Nono ocupante da Cadeira nº 11, eleito em 3 de março de 2005, na sucessão de Celso Furtado, Helio Jaguaribe de Mattos, academicamente conhecido como Helio Jaguaribe, nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de abril de 1923, diplomando-se em Direito em 1946 pela Pontifícia Universidade Católica dessa cidade.

Em 1952, iniciou, com um grupo de jovens cientistas sociais, um projeto de estudos para a reformulação do entendimento da sociedade brasileira, fundando o Instituto Brasileiro de Economia, Sociologia e Política – IBESP, de que foi Secretário-Geral e Diretor da revista do Instituto, Cadernos de Nosso Tempo, de relevante influência no Brasil e na América Latina. Em 1956, teve a iniciativa de promover a constituição do Instituto Superior de Estudos Brasileiros – ISEB, uma instituição de altos estudos, do Ministério da Educação e Cultura, no campo das Ciências Sociais, do qual foi designado Chefe do Departamento de Ciência Política.

No ano de 1966, foi agraciado, por sua contribuição às Ciências Sociais, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 1999, o Ministério da Cultura conferiu-lhe, por sua contribuição ao desenvolvimento cultural do país, a Ordem do Mérito Cultural.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

16/5/2013

 

10/05/2013 - Atualizada em 09/05/2013