A Academia Brasileira de Letras convidou quatro escritores que são torcedores-raiz para falarem de suas histórias afetivas com os times de coração. Sob a coordenação de Ruy Castro e coordenação geral de Antônio Carlos Secchin, o evento tem entrada franca e está sendo dividido em quatro dias sobre os principais times do Rio de Janeiro.
A primeira etapa aconteceu no dia 5 deste mês, com Ruy Castro sobre o Flamengo. O tema central foi a importância do clube na integração nacional, com a grande torcida rubro-negra.
O próximo será no dia 12, às 16h, com o ator Hélio de La Peña, torcedor ilustre do Botafogo. O tema passa pela frase “Ser botafoguense molda nossa personalidade” e passará por todos os momentos da trajetória do clube, suas conquistas e seus períodos de jejum.
No dia 14, às 17h30, Pedro Bial fará a conferência "Sou tricolor de coração". Torcedor do Fluminense, o jornalista vai contar a história do clube, do time, seu significado no esporte e na cultura do Brasil, além da ligação da família dele com o Tricolor das Laranjeiras.
A palestra final será sobre o Vasco. A conferência "Vamos todos cantar de coração" será comandada pelo jornalista João Carlos Éboli e terá participação especial de Fernanda Abreu. Os temas passam pela importância do clube como pioneiro na quebra dos preconceitos nas primeiras décadas do Século XX, ao abrir espaços para jovens negros e pobres, não apenas no futebol, como em outras modalidades de disputas.
Matéria na íntegra: https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2024/11/07/academia-brasileira-de-letras-promove-ciclo-de-palestras-sobre-o-futebol-carioca.ghtml
07/11/2024