O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e personalidades das artes e da literatura se manifestaram em relação à morte do cineasta Cacá Diegues. Ele morreu na madrugada desta sexta-feira (14/2), aos 84 anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia, numa clínica no Rio de Janeiro.
"Recebi com muito pesar a notícia do falecimento de Cacá Diegues, que durante sua vida levou o Brasil e a cultura brasileira para as telas do cinema e conquistou a atenção de todo o mundo. 'Ganga Zumba', 'Xica da Silva', 'Bye, Bye Brasil' e, mais, recentemente, 'Deus é Brasileiro' mostram muito bem nossa história, nosso jeito de ser, nossa criatividade" Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil.
"Cacá era, antes de tudo, um pensador do Brasil. Ele se posicionava nos momentos difíceis do país e não tinha uma questão ideológica para defender" Merval Pereira, Presidente da ABL.
"Lamentamos profundamente a morte do cineasta e Acadêmico Cacá Diegues, aos 84 anos. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2018, Diegues foi um dos grandes nomes do cinema nacional. Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística ao abordar temas sociais e culturais com sensibilidade" Academia Brasileira de Letras.
"Descanse em paz, grande amigo imortal Cacá Diegues" Gilberto Gil.
"O Brasil perde hoje um dos maiores cineastas do país. Expresso meus sentimentos aos familiares, aos amigos, aos fãs e às pessoas que tiveram o privilégio de acompanhar o trabalho do Cacá Diegues. Seu legado para o cinema será sempre lembrado e respeitado pelos milhares de fãs" Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro.
"Lamento profundamente que saia de cena o último representante do cinema novo. Perde a cultura, perde o país e perdemos nós brasileiros. Obrigada Cacá por tanto" Lúcia Veríssimo.
Matéria na íntegra: https://www.em.com.br/cultura/2025/02/7060919-caca-diegues-famosos-lamentam-a-morte-do-diretor.html
14/02/2025