Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL lança em co-edição com a Academia Chilena de La Lengua o livro Nicanor Parra / Vinicius de Moraes

ABL lança em co-edição com a Academia Chilena de La Lengua o livro Nicanor Parra / Vinicius de Moraes

 

No dia 5 de novembro, às 19h, na sede da Embaixada do Brasil, em Santiago, no Chile, houve a Mesa-redonda “Espaço de Letras”, com a presença do Embaixador do Brasil no Chile, Mario Vilalba, do atual Presidente da ABL, Cícero Sandroni, do ex-Presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça e do Acadêmico Carlos Nejar, além da diretoria e de membros da AChL. Na ocasião, ocorreu o lançamento da quarta publicação da série de livros bilíngües de escritores brasileiros e chilenos.

Na mesa houve espaço para leitura de poemas dos dois autores, um pequeno concerto de piano com Roberto Bravo interpretando autores brasileiros e chilenos e, fechando a solenidade, um coquetel para os presentes.

No sábado, dia 7 de novembro, às 19h, na Estação Mapocho, durante a 29ª Feira Internacional do Livro, haverá o lançamento do livro Nicanor Parra / Vinicius de Moraes, também com a presença de autoridades das duas Academias, de profissionais vinculados à literatura, jornalistas, aberta ao público em geral. O programa será similar ao do dia 5, com debate sobre o tema e os autores. Nesta oportunidade serão distribuídos livros aos presentes.

A parceria entre a ABL e da Academia Chilena de La Lengua, coordenada pela Embaixada do Brasil no Chile, iniciou-se em 2003, na gestão presidencial do Embaixador Alberto da Costa e Silva na ABL.

O primeiro volume, Gabriela Mistral / Cecília Meireles teve como tradutoras Ruth Sylvia de Miranda Salles e Patrícia Tejeda; o segundo volume, editado em 2005, na gestão do Acadêmico Ivan Junqueira, Gonzalo Rojas / João Cabral de Melo Neto, teve como tradutores Suzana Vargas e Germán Belli, com introdução do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. O terceiro volume, editado em 2007, na gestão do Ministro Marcos Vilaça, Vicente Huidoro / Manuel Bandeira, teve a contribuição do Acadêmico Carlos Nejar e de Juan Antonio Massone, nas introduções aos poetas. Em 2009, na gestão do Presidente Cícero Sandroni, o volume Nicanor Parra / Vinicius de Moraes recebeu introdução do Acadêmico Carlos Nejar e Maximino Fernández.

5/11/2009

04/11/2009 - Atualizada em 04/11/2009