Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra ciclo com palestra sobre João Gilberto

ABL encerra ciclo com palestra sobre João Gilberto

 

Na próxima terça-feira, dia 26, às 16h, o jornalista e crítico musical Hugo Sukman encerra o primeiro ciclo de debates de 2024, com uma análise da obra de João Gilberto. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/joao-gilberto-prado-pereira-de-oliveira-439007  . A  conferência integra o ciclo “Mitos da Música Brasileira", que teve coordenação do Acadêmico e escritor Geraldo Carneiro e abordou três orixás da música popular brasileira: Tom Jobim, Noel Rosa e João Gilberto.

A coordenação-geral dos Ciclos de 2024 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Para Sukman, João Gilberto restaurou a bossa e tornou-a, enfim, nova ali pelo miolo do século XX. - Antes de ser nova, a coisa é a bossa: o jeito brasileiro não apenas de fazer música (e arte em geral), mas de ser e de estar diante do mundo. João lançaria a música brasileira para o futuro e espelharia um futuro para o próprio país, não mais subserviente exportador de matérias-primas brutas, mas senhor de seu destino, produtor de algo mais refinado até que os produtos industriais que o país começava a produzir – concluiu.

Hugo Sukman é jornalista, escritor, crítico de música e é consultor da Fundação Roberto Marinho. Com experiência de 30 anos em redações, trabalhou como repórter, crítico de cinema e música do Jornal do Brasil, e depois em O Globo, para o qual foi correspondente em Paris, entre 2000 e 2003. Escreveu, em parceria com o ator e dramaturgo Marcos França, a peça biográfica sobre Nara Leão, A menina disse coisas (2018). É autor dos livros Martinho da Vila – Discobiografia, Histórias paralelas – 50 anos de música brasileira e Heranças do samba – este em parceria com Aldir Blanc e Luiz Fernando Vianna (todos pela Casa da Palavra), Cancioneiro Moacir Santos (Jobim Music), A música de Djavan (Luanda Music), entre outros.

20/03/2024