Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL apoia a permanência do Centro Amoroso Lima para a Liberdade, da Universidade Candido Mendes

ABL apoia a permanência do Centro Amoroso Lima para a Liberdade, da Universidade Candido Mendes

 

A Academia Brasileira de Letras apoia a manutenção do Centro Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), da Universidade Candido Mendes, que tem como membros do Conselho Curador os Acadêmicos Fernanda Montenegro, Zuenir Ventura e Joaquim Falcão. O espaço cultural, que se propõe a manter e dar testemunho ao legado das palavras do crítico literário, escritor e professor Alceu Amoroso Lima, corre risco de ser ter suas atividades encerradas. Com a recuperação judicial da Universidade Candido Mendes, foram arrolados todos os seus imóveis, incluindo a sede do CAALL e seu riquíssimo acervo, para pagamentos de dívidas trabalhistas.

Com isso, o centro cultural pode perder seu acervo documental, sua biblioteca e sua sede. O ato seria um golpe na cultura e na área de pesquisa histórica não só de Petrópolis, mas também do Brasil. Um abaixo assinado online, pela manutenção do CAALL, pode ser acessado pelo link. Ao atual prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, foi entregue uma petição solicitando a declaração de utilidade pública do imóvel para fins de desapropriação. Essa teria até cinco anos para ser executada e paga, o que não afetaria as despesas atuais que a Prefeitura está tendo, no momento, para atender aos atingidos pelas chuvas recentes da região.

Em 1983, após o falecimento do Dr. Alceu Amoroso Lima, o Professor Candido Mendes comprou a sua residência como todo o acervo (móveis, objetos, arquivo e biblioteca) e a transformou no Centro Amoroso Lima para a Liberdade, que se tornou, posteriormente, uma unidade da Universidade Candido Mendes.

Sobre o CAALL

Criado pela Sociedade Brasileira de Instrução, o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade propõe-se a divulgar a vida e a mensagem de seu patrono, aprofundando seu compromisso com a liberdade, a justiça e os valores da pessoa humana. São objetivos do Centro: a preservação do legado de Alceu Amoroso Lima, através da organização e edição de seus escritos inéditos e reedição de suas obras; o patrocínio jurídico a manifestações que concorram para a conquista e o aperfeiçoamento dos direitos da pessoa humana; a promoção de cursos, colóquios, seminários e debates que difundam a visão universalista de Alceu Amoroso Lima sobre os problemas do nosso tempo, à luz de seu compromisso cristão e da sua abertura a todos os homens de boa vontade; o estudo e a pesquisa sistemática de temas relativos à liberdade e à libertação.

23/03/2022