Com temáticas antirracistas, de visibilidade trans e celebrando a literatura de qualidade, a 3ª edição da Festa Literária da Morada do Sol (Flisol) começa a partir desta quarta-feira (6), no Teatro Municipal de Araraquara (SP). A programação é gratuita e segue até o domingo (10). (Confira abaixo a programação).
Neste ano, a festa homenageia a escritora Djamila Ribeiro, imortal da cadeira nº 28 da Academia Paulista de Letras e considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. O cantor e escritor Nando Reis abre a programação, que tem como patrono o escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão.
O projeto cultural tem como objetivo o incentivo à leitura alinhando a literatura a outros segmentos artísticos, como a música, oficinas, sarau, slam e feiras infantis (FliSolzinha).
"Se, no mundo contemporâneo, o evento “festa” remete a encontros banalizados, nos quais as pessoas se reúnem apenas para se divertirem, nas culturas africanas e indígenas as festas são momentos sagrados, ligados a rituais de celebração, que comemoram atividades essenciais para a vida de uma comunidade. A 3ª edição da FliSol segue esse paradigma de festa, ao trazer uma programação com diferentes temáticas e com autores e autoras de extrema qualidade. Celebramos a arte, a cultura e estamos contribuindo, de forma verdadeira, para que o incentivo à leitura seja uma ferramenta que nos auxilie a minimizar as desigualdades ", disse Bernadete Passos, idealizadora da Flisol.
O escritor, cantor e compositor Nando Reis abre a programação da FliSol na quarta-feira (06), às 19h, com a mesa literária “A Música e a Literatura”, juntamente à Feira de Livros que irá reunir diversos expositores e escritores participantes da festa. Os ingressos da abertura já estão esgotados, são apenas 428 lugares no Teatro Municipal.
O cantor/escritor traz a tiracolo o livro “Pré-Sal” que foi lançado em julho deste ano, registro da música "Pré-Sal", que inicia o disco Sei (2012). A música é uma canção autobiográfica e que mergulha em sua memória afetiva.
Festa literária antirracista e combativa
A festa literária visa também a literatura infantil e inicia a programação da quinta-feira (07) com "FliSolzinha" com o espetáculo infantil “Coroa de Fios”, às 9h e 14h, no Teatro Municipal. O espetáculo tem direção de Larissa Mariano e produção de Zé Guilherme e apresenta os atores Eduardo Marçal e Larissa Mariano.
“A Coroa de Fios” celebra a beleza e a importância do cabelo na construção da identidade e autoestima das crianças.
Inspirada nos livros "Minha Mãe Usa Touca de Cetim", de Cintia Almeida Santos, e "O Mundo no Blackpower de Tayó", de Kiusam de Oliveira, a história é um momento de descoberta e amor-próprio através dos fios que adornam nossas cabeças. O objetivo principal é o de mostrar como é importante desde cedo aprender sobre ancestralidade, respeito, amor próprio e identidade através de experiências repletas de magia, amor e celebração da diversidade.
“Nesta 3ª edição, a Festa Literária traz questões antirracistas, com várias parcerias, mesas e oficinas, e temos como grande homenageada a escritora Djamila Ribeiro. Além disso, é super importante frisar o espaço de visibilidade a mulheres trans e travestis, com a escritora Amara Moira a frente da mesa de encerramento. É necessário termos esse lugar de respeito e empoderamento”, contou a curadora Dani Raphael.
A escritora Dani Raphael é uma das curadoras da Flisol e conduz a mesa "Afetos" com a escritora Amara Moira, que acaba de lançar o seu 3º livro, o elogiado “Neca”, um romance escrito inteiro em linguagem bajubá ( língua / dialeto das travestis).
Homenageada e patrono
À noite, a partir das 19 horas, será realizada a mesa literária “Autora homenageada – Djamila Ribeiro”, com a presença dos autores Djamila Ribeiro e Ignácio de Loyola Brandão, sob mediação de Alessandra Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara. Os ingressos já estão esgotados, porém para as outras programações ainda há ingressos.
A homenageada, Djamila Ribiero, é autora dos livros “Lugar de Fala” (Jandaíra/Feminismos Plurais), “Quem tem medo do Feminismo Negro?”, “Pequeno manual antirracista” e “Cartas para minha avó” (Companhia das Letras), com traduções para três idiomas.
No sábado (9), às 19h, é a vez da mesa literária com o contista e romancista Ignácio de Loyola Brandão, patrono da Flisol e imortal da Academia Brasileira de Letras.
Com vasta produção na literatura do país, foi traduzido para diversas línguas e rcebeu, entre alguns prêmios, o Jabuti - “O homem que odiava a segunda-feira” (2000, categoria Contos e Crônicas); “O menino que vendia palavras”, (2008, categorias Infantil e Livro do Ano de Ficção); “Os olhos cegos dos cavalos” (2015, categoria Juvenil) e “Se for pra chorar que seja de alegria” (2017, categoria Contos e Crônicas). Junto ao escritor, estarão a jornalista Lilian Yang e o mediador Prof. Rafael Orsi.
A FliSol 2024 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.
Confira a programação completa: Quarta-feira (5) - Ingressos esgotados 19h: Expositores - Abertura da Feira de Livros Mesa Literária: A Música e a Literatura - Autor e Músico: Nando Reis Mediação: Prof. Dr. Alexandre Campos Abertura: Banda Soul da Ilha
Quinta-feira (7) 9h e 14h: FliSolzinha – Espetáculo Infantil: “Coroa de Fios” 19h: Mesa Literária: Autora Homenageada – Djamila Ribeiro (Ingressos esgotados) Autores: Djamila Ribeiro e Ignácio de Loyola Brandão Mediação: Alê Laurindo Abertura: Banda Soul da Ilha
Sexta-feira (8) 9h: Mesa Literária: Autores de Araraquara - Infantil Autores: Mateus Moneda Manoel, Marcelo Pereira, Sonia Guzzi e Márcia Luiz Mediação: Larissa Mariano 14h: Mesa Literária: Autores de Araraquara - Adulto Autores: Moacir Calarga, Assis Furtado, Jotagá Caramuru e Eliézer dos Santos Mediação: Casimiro Lumbandanga 18h: Roda de Conversa: +60 Quebrando Barreiras Autoras: Sonia Guzzi, Vera Aiello, Marina Barros e Fátima Scandinari 18h30: Lançamento de Livro: Fragmentos do Tempo Parceria com a Academia Araraquarense de Letras 19h: Mesa Literária: Mulheres na Literatura – Lugar de Fala Autoras: Ana Filomena Amaral, Lubi Pratese Moara Tupinambá Mediação: Valquíria Tenório Abertura: Banda Soul da Ilha
09.11 (Sábado) 16h30: Intervenção Cênica: Falatórios Grupos de Teatro Catanza e Cura Arte Unesp Araraquara - Imersão na obra literária de Stella do Patrocínio 17h: Mesa Literária: Ancestralidades e Reparações Convidados: Alê Laurindo, Cláudio Lúcio Claudino e Tatiane Pereira de Souza Mediação: Prof. Dagoberto Fonseca 18h30: Roda de Samba: Samba Autêntico, com Toni Santos 19h: Mesa Literária: Tempos Autores: Ignácio de Loyola Brandão e Lilian Lyang. Mediação: Prof. Rafael Orsi Abertura: Banda Soul da Ilha
10.11 (Domingo) 10h: FliSolzinha: Autores de Literatura Infantil Autores: Lucas Tannuri, Fabiana Abi Rached e Maria Chocolate Mediação: Edi Pereira 11h: FliSolzinha: Oficina de artes visuais para crianças Artista: Lucas Tanuri FliSolzinha: Mediação de leitura e Contações de História Educadora: Ana Carolina 17h: Sarau Delas & Slam Araraquara 18h: Mesa Literária: Africa Brasil Autoras: Dinha e Olinda Beja Mediação: Luana Antunes
19h: Mesa Literária: Afetos Autores: Poeta Seu Zé e Amara Moira Mediação: Dani Raphael Abertura: Banda Soul da Ilha
Matéria na íntegra: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2024/11/05/flisol-2024-djamila-ribeiro-nando-reis-e-ignacio-de-loyola-brandao-sao-destaques-de-festa-literaria-em-araraquara.ghtml
14/11/2024