Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Coluna Ponto de Vista - Reparo Histórico | Academia corrige ano de nascimento de Alcides Maya

ABL na mídia - Coluna Ponto de Vista - Reparo Histórico | Academia corrige ano de nascimento de Alcides Maya

 

O vice-presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Rossyr Berny, participou de uma comitiva que entregou à Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, uma certidão de nascimento atualizada de Alcides Maya, solicitando a correção de sua data de nascimento nos registros da entidade. A solicitação ocorreu durante uma cerimônia no Salão Nobre da ABL, na última segunda (14), e foi recebida pelo presidente da ABL, Merval Pereira.

Alcides Maya, nascido em São Gabriel, foi o primeiro gaúcho a integrar a Academia Brasileira de Letras, eleito em 6 de setembro de 1913 e empossado em 21 de julho de 1914. Porém, o ano de nascimento do escritor tem sido divulgado incorretamente como 1878 em diversos registros, incluindo na própria ABL e em sites como a Wikipédia. A data correta, de acordo com pesquisas recentes e documentos apresentados, é 15 de outubro de 1877.

Rossyr Berny, que conduziu a pesquisa para um poema em homenagem a Maya, explicou: "Ao aprofundar minhas pesquisas sobre a vida de Alcides Maya, percebi o erro em diversas fontes, inclusive na ABL. Foi importante corrigir essas informações, para que a memória do escritor esteja sempre em conformidade com a realidade". Berny destacou que, além da ABL, a Wikipédia e outros sites também continham imprecisões sobre o escritor.

A questão do erro sobre a data de nascimento já havia sido levantada pelo historiador Osorio Santana Figueiredo em 1978, durante as comemorações do centenário de Alcides Maya em sua cidade natal, São Gabriel. Figueiredo, na ocasião, optou por não interferir nas celebrações, mas sugeriu que o erro fosse corrigido em eventos futuros.

A comitiva que viajou ao Rio de Janeiro foi composta pelo presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Airton Ortiz, e pelos vice-presidentes Rossyr Berny e Ruben Daniel Castiglioni. Além da entrega da certidão de nascimento e do pedido de correção, a cerimônia também marcou a posse dos novos integrantes do Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, incluindo Airton Ortiz.

Matéria na íntegra: https://www.colunapontodevista.com/2024/10/reparo-historico-academia-corrige-ano.html

21/10/2024