O Acadêmico, professor, crítico literário e poeta Domício Proença Filho, Presidente da Academia Brasileira de Letras, esteve na Europa do dia 19 ao dia 28 de março.
Participou de mesas-redondas, com destaque para a apresentação e leitura da edição francesa de seu livro Capitu, memórias póstumas (Capitou, mémoires posthumes), no dia 22, quarta-feira, na Maison de la Recherche, juntamente com Jacqueline Penjon, da Sorbonne, Saulo Neiva, da Universidade de Clermont-Auvergne, e a editora Izabella Borges.
Dois dias antes, 20, segunda-feira, às 17 horas, Domício Proença Filho fez parte da mesa-redonda sobre o tema “Machado de Assis, nouvelles voix, autres horizons”, na Embaixada do Brasil em Paris. A mesa se completou com Anna-Marie Quint, tradutora de seu livro, Saulo Neiva e Izabella Borges. No dia seguinte, quinta-feira, 23, esteve na inauguração do Salon du Livre.
Mais duas mesas-redondas completaram sua participação nas atividades culturais em Paris. Na sexta-feira, dia 24, debateu sobre o tema “Mémoires posthumes Machado de Assis aujourd’hui”, em companhia de Anna-Marie Quint e Izabella Borges, no estande do Brasil do Salon du Livre. No dia seguinte, sábado, 25, fez parte da mesa-redonda “Amériques: mémoires et mythologies”, com o jornalista e escritor Dany Laferrière, da Academia Francesa, e Saulo Neiva, também no Salon du Livre.
Domício Proença Filho, a seguir, viajou para Londres, onde teve encontro de trabalho no King’s College, no âmbito do convênio entre a ABL e a instituição inglesa.
29/03/2017