Início > Artigos

Artigos

  • Salvadores e justiceiros, não

    O Globo, em 17/09/2018

    A construção de uma nação é uma tarefa de séculos, sua ruína pode ser precipitada por uma irreparável sucessão de desastres. Um país destroçado, tanta violência no ar, o medo ditando gestos, o ódio na ponta da língua, afiado como a loucura na ponta da faca. 

  • O silêncio das mulheres

    O Globo, em 20/08/2018

    Pasmem! Em 2018 ainda há quem repita que as mulheres votam com os maridos! Que maridos? Nos 40% dos lares brasileiros chefiados por mulheres, eles são raros e intermitentes. E quem disse que é preciso não ter marido para pensar com a própria cabeça?

  • Campeões do mundo

    O Globo, em 14/07/2018

    Durante 15 dias, entrelaçadas em tempo real, uma festa e uma tragédia se desenrolaram diante de bilhões de pessoas eletrizadas por emoções opostas: a festa da Copa do Mundo na Rússia e o drama dos meninos na Tailândia. Um inesperado reencontro da Humanidade consigo mesma.

  • O ódio, o medo e a mentira

    O Globo, em 16/06/2018

    O ódio e o medo são as mais sombrias emoções humanas. Quando a mentira as alimenta e elas passam a ditar opiniões e comportamentos a democracia se torna vulnerável. É o que está ocorrendo no Brasil a quatro meses das eleições presidenciais.

  • Legítima defesa

    O Globo, em 19/05/2018

    Caiu-me nas mãos um livro fascinante, “Factfulness”. O autor, Hans Rosling, é um médico sueco cofundador do Médicos Sem Fronteiras. Um retrato surpreendente do mundo em que vivemos, segundo Bill Gates, que vem usando sua fortuna no enfrentamento de problemas globais.

  • A hora e a vez do novo

    O Globo, em 21/04/2018

    É como se após uma sufocação, voltássemos a respirar ar fresco. Vínhamos há muito tempo condenados a uma polarização alimentada pelo ódio e pelo medo, sentimentos corrosivos, que dividem pessoas e sociedades.

  • A notícia verdadeira

    O Globo, em 24/03/2018

    A campanha de difamação contra a vereadora Marielle Franco, que, como um vírus letal, invadiu a internet, além de sórdida, é assustadora. Um novo protagonista se insinuou no tumultuado cenário politico: a notícia falsa. A covardia dos que agem nas sombras aproxima os tiros que a mataram da campanha lançada nas redes para desacreditá-la, assim como as causas que ela defendia.

  • Um silêncio ensurdecedor

    O Globo, em 12/08/2017

    A chegada das Forças Armadas ao Rio de Janeiro fez desfilarem na minha memória três décadas de tentativas de conter a violência que assombra o estado. Como um choro cada vez com menos força, como uma faca que perde seu fio, a indignação e a angústia dos cariocas parecem deslizar perigosamente para o desalento.