Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Tratamento digno

Tratamento digno

 

Garantir a dignidade do tratamento de quem enfrenta a árdua luta contra o câncer. Esse é, sem dúvida, o principal resultado da importante iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, de implementar inicialmente em cinco locais de São Paulo o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Oncologia.

Entre as unidades, o Grande ABC foi contemplado, com a implementação do serviço no equipamento de saúde estadual instalado em Santo André. O ambulatório especializado realiza quimioterapia, consultas e exames para diagnóstico e tratamento de câncer, para casos de média e baixa complexidade. O serviço

vem sendo realizado em um espaço que serviu como ala administrativa do AME Santo André, temporariamente adaptado para receber os pacientes oncológicos. A expectativa é que o local exclusivo para atender o público que necessita dessa especialidade, que está em reforma, esteja concluído em dois meses. Os pacientes são encaminhados ao AME Oncologia por meio do Hospital Estadual Mário Covas.

Reportagem desta edição do Diário mostra que, desde que o atendimento teve início na unidade de Santo André, no início do mês, 28 moradores da região já estão sendo assistidos por atendimento especializado em oncologia.

No Grande ABC, são 198 pacientes que, todos os meses, têm agendados atendimentos em 18 unidades de saúde dos municípios que são habilitadas pela Secretaria da Saúde do governo do Estado.

Garantir esse atendimento mais especializado na região e, portanto, mais rápido, é assegurar a chance de cura de muitos desses pacientes. É garantir o direito à informação, ao tratamento específico.

Agora, é importante que esse universo de atendimento especializado de saúde seja ampliado, para que mais pessoas que enfrentam esse difícil momento possam travar essa batalha mais perto de casa e com toda a dignidade e respeito.

A imprensa é o espelho do que somos. Ela nos reflete. Muitas vezes nos envergonhamos do que lemos, e nos colocamos com a imprensa, apavorados.

Jornal Diário do Grande ABC, 19/09/2022