Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > País precisa de mudanças urgentes

País precisa de mudanças urgentes

 

As coisas não mudam no Brasil e o presidente Bolsonaro continua com a pose de político sério, que não BRE margem para negociações políticas que incluam toma lá, dá cá. E chega a ser impressionante que ele continue representando para boa parte dos eleitores uma solução para o país, depois de tudo o que fez, que disse e desdisse. Acabou com o combate à corrupção e a Lava-Jato, ajudado pelo procurador Augusto Aras, que agora indicou para recondução para mais dois anos.

A mudança ministerial vai acabar atingindo o ministro Paulo Guedes, com a recriação do ministério do Trabalho, para acomodar o deputado Onix Lorenzoni. Mas Guedes já há muito tempo não é mais super ministro, perdeu a credibilidade e aceita tudo - até gastar dinheiro para ajudar a reeleição do Bolsonaro. Perdeu a aura de liberal que vai mudar a economia e fazer a diferença. Com muito boa vontade, pode- se pensar que ele quer ganhar tempo, para numa reeleição, poder fazer o que não conseguiu agora.

O Brasil precisa de mudança muito grande nas estruturas eleitoral e político-partidária. Não existem projetos ou programas de governo, apenas pessoais. Nosso sistema político está desmoralizado, entregue a interesses pessoais, e não vai se resolver nunca. Como quem resolve é o Congresso, a não ser que se tenha um presidente que se imponha moralmente através do exemplo, da postura diária, será impossível mudar. Filho, mãe, pai, todos envolvidos nos esquemas. Veja agora que a suplente do Ciro Nogueira, que vai assumir a Casa Civil, é a mãe dele.

O Globo, 21/07/2021