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O que mudou na cabeça do brasileiro?

 

De 2002 até hoje, que mudanças fizeram a cabeça do eleitor brasileiro? O cientista político Alberto Carlos de Almeida vai atrás dessa resposta 20 anos depois de ter feito a primeira pesquisa, que resultou no mais amplo levantamento sobre o que move o eleitor brasileiro. O PT sempre venceu o segundo turno por uma vantagem em torno de 60% a 40% contra o PSDB, exceção feita em 2014, quando Dilma venceu o tucano Aécio por três pontos percentuais. Em 2018 os conservadores cresceram, levando Bolsonaro à Presidência da República e agora dividindo o eleitorado, perdendo pela menor margem já registrada em um segundo turno.

Alberto Carlos de Almeida acha que uma mudança que o Brasil sofreu nesse período, que ainda depende da validação da pesquisa, é que o eleitorado passou a se sentir claramente ancorado por suas respectivas representações, na esquerda e na direita, 'antes os terrenos eleitorais eram mais fluidos'. O jogo eleitoral brasileiro ficou mais parecido com as eleições de outros países: França, Estados Unidos, países da América do Sul como Argentina, Peru, devido, segundo Alberto Carlos de Almeida, o amadurecimento do eleitorado, o reconhecimento de seus representantes.

A grande novidade do Bolsonaro em relação ao PSDB tem a ver com a primeira pesquisa de 2002, que mostrou que o Brasil tem uma população muito conservadora: 'Bolsonaro, talvez inadvertidamente, mobilizou esses valores conservadores que já tinham sido detectados na cabeça do brasileiro'. Uma disputa entre uma mentalidade média arcaica em contraposição à modernidade, que dá prioridade a questões de autonomia individual, para escolher o comportamento sexual, por exemplo.

O voto de Bolsonaro, nas duas eleições que disputou, é o mesmo do PSDB, que, no entanto, mobilizava basicamente o discurso econômico, explorava muito pouco os temas de costumes. As eleições têm ficado mais difíceis, e Bolsonaro representou a vida do brasileiro comum, que quer manter o mundo atual que considera bem ordenado, sem essas novidades que desfazem tudo que gostamos e conhecemos, analisa Alberto Carlos de Almeida.

Ele acha que o mundo caminha para as pessoas se tornarem mais liberais na economia, e mais conservadoras nos costumes. À pesquisa mede os valores enraizados do brasileiro, que transmitem a dificuldade de mudanças. 'Os mais jovens, 20 anos atrás, já eram muito diferentes dos mais velhos, e isso deve aparecer na nova pesquisa, o que se deve à mudança de corte geracional'. Alberto Carlos de Almeida admite que achava que a vitória de Lula seria mais fácil, mas alega que houve uma injeção muito grande de recursos governamentais, que teve impacto.

'Achava que não mudaria o favoritismo de Lula, mas o otimismo com a situação econômica melhorou muito nos últimos dois meses, e ajudou Bolsonaro'. No fundo, ele diz, temos dois eleitorados no Brasil hoje: um que dá prioridade à mobilidade social dos pobres, melhoria de vida, à proteção dos mais fracos, mulheres que ganham menos que os homens na mesma função, negros, nordestinos, que se sente representado pelo Lula. O outro, quer um mundo ordenado, que não tenha substituição dessas regras que já conhecíamos e em que fomos educados. Preservação de valores transcendentais da família. Ordenamento da boa sociedade com as regras estabelecidas.

O PSDB tinha essa parte do eleitorado da extrema direita, mas o discurso nunca foi extremista. Agora deu-se o contrário, o extremismo de Bolsonaro levou de cambulhão um voto de centro-direita que não é radical. Para Alberto Carlos de Almeida, as redes sociais não são definidoras de quem vai ganhar a eleição, 'mas potenciam, alimentam a radicalização'. Outra constatação que será checada na nova rodada da pesquisa é que a sociedade é pró-governo, pró-Estado na economia, e o governo Bolsonaro foi uma contradição, começou como liberal e terminou intervencionista, 'e isso responde de alguma maneira ao que a sociedade brasileira aspira'.

O eleitorado conservador, de direita, já foi do PSDB, pode mudar de Bolsonaro para outros nomes que surgirem, e Alberto Carlos de Almeida acha que vai haver um acordo tácito entre o governo e conservadores que não querem ter Bolsonaro como representante em 2026. No primeiro turno, ele considerava que cerca de 20% dos eleitores poderiam mudar de voto, hoje considera que este segmento é de não mais de 5% do eleitorado, não importa o candidato.

Cientista político Alberto Carlos de Almeida fará nova pesquisa, 20 anos depois, sobre o que move o eleitor brasileiro.

O Globo, 06/11/2022