Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Novos caminhos para a educação

Novos caminhos para a educação

 

Vieram as 88 escolas do período de Secretário de Estado de Educação e Cultura, entre 79 a 83. Com a ampliação do nosso orçamento, graças a medida do governador Chagas Freitas, batemos o recorde fluminense. Vieram escolas em muitas, e antes desassistidas cidades, numa seleção de locais bem diversificada?

A vida de um Secretário de Estado, no Rio de Janeiro, tem tudo para não ser monótona. Ao contrário, enche de satisfação o seu eventual titular. A primeira vez que experimentei essa sensação foi em 1969, quando tive o prazer de inaugurar o grande planetário do Rio de Janeiro, na Gávea. Era um sonho que realizava, com a ajuda inestimável do Ministério da Educação, que cedeu o equipamento alemão Zeiss-Jena.

Depois, vieram as 88 escolas do período de Secretário de Estado de Educação e Cultura, entre 79 a 83. Com a ampliação do nosso orçamento, graças a medida do governador Chagas Freitas, batemos o recorde fluminense. Vieram escolas em muitas, e antes desassistidas cidades, numa seleção de locais bem diversificada, todas construídas com enorme zelo profissional. O fenômeno jamais se repetiu, sobretudo em virtude da ausência de recursos financeiros, como se viu no último período de governo, em que faltou de tudo, inclusive a imprescindível merenda escolar.

Se o Senador Camilo Santana, novo Ministro da Educação, concluir o seu mandato com sucesso nas metas projetadas estaremos muito bem servidos. Ele pensa com muita clareza sobre os caminhos a serem percorridos, a partir da prioridade estabelecida para as ações no pré-escolar (creches) e o fornecimento de merenda de boa qualidade aos nossos estudantes de educação básica.

O ministro pretende tornar a escola brasileira mais atrativa e com isso acabar com a lamentável deserção dos dias de hoje. Para isso conta com adoção do tempo integral e repetir os exemplos bem sucedidos em Estados como o Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Goiás. Não pretende repetir experiências discutíveis como as escolas cívico-militares e o ensino domiciliar, que considera ideias equivocadas.

No ensino superior, dará igual atenção às escolas públicas e particulares, ouvindo os seus reitores e batalhando por um currículo moderno, sobretudo na reformulação dos cursos de pedagogia.

Pretende uma escola inclusiva e não de partido. 'Uma escola que liberta.' Em 100 dias ele acha que estará tudo equacionado, inclusive com uma farta distribuição da internet a escolas de todo o país.

O atual Plano Nacional de Educação vai até 2024. Será substituído por um novo e de características bem modernas. 'Para criar uma escola mais atrativa, com a distribuição necessária de tablets, como se faz necessário.'

Para o Ministro Camilo Santana, devemos dar uma atenção especial ao financiamento da ciência e da tecnologia, para garantir o acesso adequado à modernidade. E é preciso assegurar a indispensável gratuidade à universidade pública, sem os sustos atuais na entrega dos recursos.

Deve-se incentivar o investimento privado na educação, estimulando a parceria público-privada. E nas futuras escolas de tempo integral, valorizar o tratamento da cultura brasileira: 'Sem desprezar a biografia e as ideias de valores como Paulo Freire, que deu imensa contribuição ao país.'

Para esse programa, o novo MEC espera contar com a ajuda de todos os Secretários de Estado de Educação. É uma boa chamada.

Chumbo Gordo, 13/03/2023