Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Manifestações confirmam Moro como o ministro mais popular

Manifestações confirmam Moro como o ministro mais popular

 

As manifestações a favor do governo Bolsonaro não são fatos políticos desprezíveis, mas também não são suficientes para submeter o Congresso aos desejos do Executivo. E nem o tornam mais forte nas negociações políticas.

Bolsonaro, ao dizer que as pessoas foram às ruas contra as velhas práticas políticas, avalizou a ideia de que as manifestações foram contra os políticos. Mais áreas de atrito foram criadas com o  presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com parlamentares fora do seu núcleo duro de apoio. A boa notícia é que  o sentido inicial das manifestações, contra o Congresso, os políticos,  o Supremo, foi sendo esvaziado ao longo da semana, e chegou-se a uma situação em que as manifestações, na maior parte, foram a favor de Bolsonaro, da reforma da Previdência e do pacote anticrime de Moro.

Que, aliás, saiu confirmado como o ministro mais popular do governo Bolsonaro. O caráter claramente minoritário das propostas radicalizantes mostra que as instituições democráticas superaram a vontade de uma minoria golpista. O Congresso, por sua vez, fica mais comprometido com a aprovação da reforma da Previdência, mas as ruas também deram respaldo àqueles deputados e senadores que temem os aspectos impopulares da reforma.   

O Globo, 27/05/2019