Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Longe do STF, Aras se liberta

Longe do STF, Aras se liberta

 

À medida em que vai se convencendo de que não vai para STF, o procurador geral da República, Augusto Aras, vai ficando mais solto no segundo mandato e se atendo mais à realidade. Estava num processo de fuga da realidade para proteger o presidente.

Acredito que nos próximos meses, até o final do governo, poderemos ter uma PGR mais ativa diante do que está acontecendo. Ao mesmo tempo em que a desilusão de não ir para o STF o liberta, há os fatos diários se desenrolando à nossa frente, que fazem com que ele não tenha muita margem para esconder. Pode ser um sinal de uma libertação de Augusto Aras.

Bem aconselhado, Bolsonaro distendeu o ambiente político, com menos agressões e ataques ao STF. Assim ele parece ter interrompido o caminho para o impeachment, que estava comprando com atitudes agressivas e ilegais. Mas não creio que terá alguma influência no resultado final das investigações que o ministro Alexandre de Moraes está comandando.

Os processos contra ele, tanto no TSE quando no STF não serão terminativos do mandato. Poderá receber advertências, multas, muitas críticas, mas não será condenado nem à inelegibilidade, nem à perda do mandato. Mas, como Bolsonaro é imprevisível, tudo pode acontecer.

O Globo, 01/10/2021