Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Carência de afeto

Carência de afeto

 

Só espero que não se repita mais o que aconteceu este ano, quando, por causa da pandemia, não pude abraçar meu netos Alice e Eric nos seus aniversários. Beijar, então, nem pensar. Até o parabéns teve que ser cantado com máscara. É fácil imaginar o que foi para um beijoqueiro que, como diz minha mulher, beija até cachorro na rua.

Realmente, afeto para mim se confunde com afago, se traduz em gesto, é tátil. Quando recebo um telefonema ou e-mail de uma amiga ou amigo, a sensação de falta, ou seja, a saudade aumenta. Entendo o que Gilberto Gil disse uma vez — que só sentia saudade das pessoas quando as encontrava. Aliás, vocês se lembram do resultado da pesquisa que Ancelmo publicou? Mais de 80% responderam que o abraço dos parentes e amigos era do que mais sentiam falta. O que talvez vocês não saibam (eu não sabia) é que existe a “síndrome da cabana”, um estresse que pode acometer as pessoas que estão voltando ao trabalho, ao “normal”, depois, por exemplo, de sete meses confinados em casa.

O fenômeno foi descrito pela primeira vez em 1900 nos EUA, referindo-se aos caçadores que no inverno ficavam muito tempo trancados em suas cabanas e que em seguida retomavam o convívio social. Não é uma boa notícia para todos nós que passamos sete meses isolados e sonhando em retornar à velha rotina. Será que vamos sentir falta do confinamento? Acho que não. Embora pessoal e diretamente não tenhamos sido atingidos pela pandemia, é impossível não ser afetado pelo desfile mórbido que aumenta a cada dia. No momento em que escrevo são mais de 150 mil pessoas, que serão mais quando vocês estiverem lendo.

Acaba de sair o livro “A bailarina da morte”, de Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, sobre a gripe espanhola, que, entre 1918-19, matou mais do que a Primeira Guerra, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, e, só no Brasil, entre 35 mil e 50 mil. É de imprescindível leitura não só porque é um admirável trabalho de pesquisa sobre o que aconteceu naquele período tão mal estudado como porque mostra que o país teve um século para aprender e aprendeu pouco.
O Globo, 21/10/2020