Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > João Almino > João Almino

Biografia

João Almino nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 1950.

Ensinou na Fundação Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), no Instituto Rio Branco e nas universidades de Berkeley, Stanford e Chicago.

É Embaixador. Serviu nas Embaixadas do Brasil em Paris, México e Washington. Foi Encarregado de Negócios em Beirute, Ministro-Conselheiro em Londres e Cônsul-Geral em São Francisco, Lisboa, Miami, Chicago e Madri. Foi Diretor do Instituto Rio-Branco (2001-2004). Medalha de Ouro do Rio Branco (primeiro colocado) no Curso de Preparação à Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco, é bacharel em direito pela UERJ, tem mestrado em sociologia pela UnB, doutorado em História Comparada das Civilizações Contemporâneas pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1980) sob a direção do filósofo Claude Lefort e pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados da USP.

Condecorado com a Ordem Nacional do Mérito da França (Oficial), a Ordem da Águia Azteca do México (Oficial) e a Ordem de Rio Branco (Grã-Cruz).

Prêmios

Prêmio do Instituto Nacional do Livro e Prêmio Candango de Literatura, pelo livro Ideias para onde passar o fim do mundo, 1987.

Prêmio Casa de las Américas, pelo livro As cinco estações do amor, 2003.

Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, com o livro Cidade Livre, 2010.

 

Resenhas e outras informações sobre sua obra estão disponíveis em www.joaoalmino.com