Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Celso Vieira > Celso Vieira

Biografia

Terceiro ocupante da Cadeira 38, eleito em 20 de julho de 1933, na sucessão de Santos Dumont e recebido pelo Acadêmico Aloísio de Castro em 5 de maio de 1934. Recebeu o Acadêmico Vítor Viana.

Celso Vieira (Celso Vieira de Matos Melo Pereira) nasceu na cidade do Recife, PE, em 12 de janeiro de 1878, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 19 de dezembro de 1954. Era filho de Rafael Francisco Pereira e de Marcionila Vieira de Melo Pereira. Fez seus primeiros estudos no Ginásio Pais Leme, no Pará onde iniciou, também, o curso de Direito que concluiu no Rio de Janeiro.

Biógrafo, ensaísta e historiador, exerceu na capital do país os cargos públicos de auxiliar do chefe de Polícia no Rio de Janeiro; diretor do gabinete do Ministro da Justiça e Secretário do Tribunal de Apelação. Foi um dos fundadores da Academia Pernambucana de Letras.

Ocupou a cadeira nº 38, da Academia Brasileira de Letras, na vaga decorrente do falecimento de Santos-Dumont que, aliás, não chegara a tomar posse. Teve a recebê-lo, a 5 de maio de 1934, o professor Aloísio de Castro. Presidiu a Academia Brasileira no ano de 1940.

Celso Vieira foi sucedido na Academia Brasileira de Letras, pelo médico e professor Maurício de Medeiros.

Atualizado em 05/04/2016.