A ABL sediará a próxima aula-espetáculo do projeto Formar Cultura - Laboratório de Produção Cultural, que tem como objetivo reunir um time de artistas multifacetados para conversar com os alunos e o público em geral acerca do tema “A Diversidade e a Pluralidade na Produção Cultural”.
O evento gratuito será realizado nesta segunda-feira (3), a partir das 18h, e é organizado pelo projeto Formar-Cultura. A distribuição de senhas será a partir das 17h e a aula-espetáculo começará às 18h no Teatro R. Magalhães Jr, na ABL.
O projeto é apresentado pelo Instituto Cultural Vale e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Participam do bate-papo o criador e produtor de audiovisual José Júnior; a designer e estilista Alessa Migani; o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus; o ator e artista circense Marcos Frota; a cantora, escritora e atriz Valéria Barcellos; e a produtora de cinema e uma das diretoras do Festival do Rio, Vilma Lustosa participam do bate-papo comandado por Eduardo Barata, jornalista, produtor, diretor e coordenador geral do Formar Cultura.
A diversidade, versatilidade, inclusão e a interdisciplinaridade dentro da produção cultural são alguns dos assuntos abordados.
Sobre o projeto
O Formar Cultura é voltado para os segmentos de artes visuais; circo; dança; cultura e território; patrimônio cultural; festivais e mostras; música e teatro e visa o desenvolvimento de produtores para elaboração, enquadramento / realização de seus projetos artístico-culturais.
O projeto, atualmente no Ato 2, está direcionado para a Elaboração de Projetos Culturais dos participantes, e conta com oficinas e monitorias individuais. Neste ato, os alunos colocam a mão na massa, criando efetivamente seus projetos culturais. Ao final do processo formativo, o objetivo é ter, no mínimo, 60 propostas elaboradas, culminando em um evento de conclusão potente e significativo, com entrega dos certificados.
03/02/2025