O choque entre o pró-modernismo de Graça Aranha e a defesa clássica de Coelho Neto será um dos exemplos abordados pelo Acadêmico Arno Wehling na próxima terça-feira (3), às 16h, na Academia Brasileira de Letras. A conferência “A ABL entre helenos e modernos: o desafio da historicidade” integra o ciclo “Memórias da Academia”, o último promovido nesse ano pela ABL, que tem coordenação do próprio Arno.
A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-abl-entre-helenos-e-modernos-o-desafio-da-historicidade-469867
“Renovar ou morrer, como queria Graça Aranha, resistir e persistir, como Coelho Neto? Ou haveria outra solução? Caracteriza-se em primeiro lugar as instituições e a historicidade - esta, vista como o efeito cultural da passagem do tempo - para chegar aos desafios, seu enfrentamento na dinâmica tradição versus inovação e os resultados que desse conflito podem advir”, afirmou Arno.
Para o Acadêmico, o centro da questão não é considerar o evento em si, já muito estudado, mas as diferentes estratégias que têm sido utilizadas no enfrentamento do problema.
O ciclo segue no dia 10 de dezembro com a conferência “Academia: tema e variação”, com o Acadêmico e escritor Marco Lucchesi, que falará, entre outros temas, sobre o desenho da Academia em pleno Humanismo.
27/11/2024