Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Filme conta história de Esperança Garcia, escrava no Piauí, considerada primeira advogada do Brasil

Filme conta história de Esperança Garcia, escrava no Piauí, considerada primeira advogada do Brasil

 

Esperança Garcia foi uma escrava brasileira. Em 6 de setembro de 1770, aos 19 anos, escreveu uma carta ao governador da Capitania de São José do Piauí, denunciando a violência e maus-tratos sofridos por ela, sua família e demais escravizados. Descoberta no Arquivo Público do Piauí em 1979 pelo antropólogo Luiz Mott, esta carta se tornou um símbolo da resistência nos movimentos negros.

     

 

Dividido em quatro partes, o documentário estrutura imagens que pensam a realidade atual – nos quilombos e nas cidades – propondo, com isso, uma dupla codificação (existencial e política) relativa à luta por direitos civis.

Tendo uma artista do porte de Zezé Motta como eixo organizador, estabelece também uma conversa/debate com outras cinco mulheres negras sobre esta carta e sua atualização.

Em 2017, o Conselho Nacional da OAB considerou a carta de Esperança uma petição e a reconheceu como primeira advogada do Brasil.

Com roteiro e direção de Douglas Machado e Zezé Motta no papel de Esperança Garcia, o filme “A carta de Esperança Garcia” terá lançamento nacional no dia 13 de junho na ABL.

Pesquisa: Sueli Rodrigues de Souza

Produção Executiva: Gardenia Cury

Com Zezé Motta, Tina Ribeiro, Chitara Souza, Catarina Santos, Luiza Miranda e Regina Souza

Inscrições: https://www.even3.com.br/exibicao-do-filme-a-carta-de-esperanca-garcia-464149/

28/05/2024