Redescoberto pelas novas gerações e sucesso nas redes sociais, Machado de Assis tem sido alvo de interesse crescente no exterior. De caráter universalista, a obra do bruxo do Cosme Velho também apresenta marcas da cultura local do Rio de Janeiro do século XIX. Este é um dos contrapontos que serão propostos pela professora, estudiosa da obra machadiana.
Considerada uma das principais especialistas e divulgadoras da obra de Machado de Assis no exterior, Sonia Netto Salomão mostrará, através de conceitos críticos que têm elaborado ao longo de seus estudos — como o de “poética zigue-zague”, ou de “blefe” com o leitor — não só a atualidade de clássicos como Memórias Póstumas de Brás Cubras, Quincas Borba e Esaú e Jacó, como também a relevância do legado identitário que ela deseja aprofundar a partir da própria obra machadiana. A obra é que deverá falar por todos.
“Machado de Assis constrói, aos poucos, o sentido dos seus textos, demonstrando como questões importantes, como a da escravidão, aparecem na sua complexidade. São temas que fazem parte do imaginário brasileiro, de uma historicidade que só os grandes autores são capazes de expressar”, observa a docente da Sapienza Universidade de Roma, detentora de um Prêmio Jabuti por um estudo sobre o mestre (Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura).
Serviço:
Evento: Conferência “Machado de Assis entre temas identitários e recepção internacional”
Data: 10/4/2024
Local: Sala José de Alencar, ABL (Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo, Centro)
Horário: 17h30
Preço: Entrada franca
Matéria na íntegra: https://rotacult.com.br/2025/04/palestra-na-abl-aborda-a-recepcao-de-machado-de-assis-no-exterior/
09/04/2025