Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - O Globo - Morre a escritora e imortal da ABL Heloisa Teixeira, aos 85 anos

ABL na mídia - O Globo - Morre a escritora e imortal da ABL Heloisa Teixeira, aos 85 anos

 

Morreu hoje (28), no Rio, a acadêmica, escritora, pesquisadora, professora emérita da UFRJ e imortal da ABL Heloisa Teixeira, de 85 anos, após complicações de uma pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Ela estava internada na Casa de Saúde São Vicente, na Gávea. A informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras e pela editora de seus livros.

O velório será realizado neste sábado (29), na Academia Brasileira de Letras (ABL), em horário ainda a confirmar.

Reconhecida como uma das maiores pensadoras do feminismo brasileiro, Heloisa Buarque de Hollanda, como era chamada até então, revelou em entrevista à repórter Maria Fortuna, no GLOBO de 17 de julho de 2023, que estava tomando uma decisão sui generis. Aos 83 anos de idade, ela aposentava o sobrenome famoso -- que "herdara" do seu primeiro companheiro, o advogado e galerista Lula Buarque de Hollanda, já falecido -- para adotar exclusivamente o sobrenome materno. Onze dias depois, tomou posse na Academia Brasileira de Letras já com a nova identidade: Heloisa Teixeira.

Àquela altura da vida, tal mudança seria impensável para a maioria das pessoas. Mas não para Heloísa, que sempre esteve antenada com a arte e o pensamento contemporâneo e nunca teve medo de "ideias diferentes" -- tanto que chegou mesmo a tatuar o novo nome nas costas:

-- Tudo do feminismo atual passa pelo corpo. E o meu novo nome está tatuado no meu corpo junto com a família, porque estou toda marcada pelos netos -- disse ela, que tinha 11 tatuagens - a primeira feita aos 79 anos, e várias delas sendo desenhos dos netos.

Cultura e desenvolvimento

Nascida em 26 de julho de 1939, em Ribeirão Preto (SP), Heloísa graduou-se em Letras Clássicas pela PUC-Rio em 1961. De 1964 a 1965, especializa-se em teoria da literatura, e é admitida como professora auxiliar de ensino da UFRJ; em 1969, torna-se titular da instituição. Nos anos seguintes, fez mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. Sempre manteve seu foco na relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se mais frequentemente a áreas como poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital.

Matéria na íntegra: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/03/28/morre-a-escritora-e-imortal-da-abl-heloisa-teixeira-aos-85-anos.ghtml

28/03/2025