Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - CBN - Gramático e filólogo Evanildo Bechara é velado na sede da ABL, no Rio de Janeiro

ABL na mídia - CBN - Gramático e filólogo Evanildo Bechara é velado na sede da ABL, no Rio de Janeiro

 

O velório do professor, gramático e filólogo Evanildo Bechara, ocorre nesta sexta-feira (23) na sede da ABL, no Centro do Rio de Janeiro, até as 15h. Depois, o corpo do imortal vai para o mausoléu da ABL no cemitério São João Batista.

Ele morreu nessa quinta-feira (22), aos 97 anos, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos. O gramático estava internado há cerca de um ano, no hospital Placi, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Bechara ocupava a cadeira 33 da ABL desde 2001, no lugar de Afrânio Coutinho. Era visto como uma das maiores referências da língua portuguesa no país e representou o Brasil no acordo ortográfico assinado em 1990, em Portugal, que buscou unificar a escrita entre os países de língua portuguesa. Anos depois, em 2009, ele coordenou a adaptação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa às novas regras.

Em entrevista à CBN, o também imortal e ocupante da cadeira número 8 da ABL, Ricardo Cavaliere, lembrou que Bechara marcou uma geração por unir o rigor acadêmico à capacidade de dialogar com todo mundo.

"Bechara era uma pessoa adorável. É autor de mais de 30 livros, tem centenas de artigos em revistas especializadas e capítulos de livros. Ele faz parte de uma geração que se encerra com o falecimento dele — uma geração que conseguia ser interlocutora tanto da comunidade científica quanto do cidadão comum."

Já o escritor Godofredo de Oliveira Neto, da cadeira 35 da ABL, destacou a visão de Bechara sobre a diversidade da língua portuguesa e disse que a obra dele vai ser celebrada pra sempre.

"O professor Bechara tinha uma frase muito rica do ponto de vista acadêmico: todo falante de língua portuguesa deve ser poliglota dentro da própria língua. Isso significa estudar e considerar todos os registros — da norma culta à linguagem popular, passando pela música. É uma tristeza muito grande, mas a obra dele fica. É eterna. Vamos festejar pra sempre o legado que ele deixou."

Nascido em 1928, no Recife, Bechara chegou ao Rio com 11 anos e logo começou a se destacar na vida acadêmica. Deu aula na UERJ, na UFF, na Universidade de Coimbra e na de Colônia, na Alemanha. Também foi professor de muitos membros da própria Academia Brasileira de Letras.

Matéria na íntegra: https://cbn.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2025/05/23/gramatico-e-filologo-evanildo-bechara-e-velado-na-sede-da-abl-no-rio-de-janeiro.ghtml

27/05/2025