O imortal da Academia Brasileira de Letras, João Almino, é o convidado deste mês de novembro para palestrar na ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), em Campo Grande. O evento será realizado nesta quinta-feira (29), como parte do projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, fruto da parceria com a Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura através da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul).
O tema da palestra é “O Conselheiro Aires como Homem de Papel”. Aliás, o oitavo romance de João Almino, “Homem de Papel”, é narrado por um livro. Um personagem de Machado, Aires, é confrontado com a realidade contemporânea. O professor da USP Hélio Guimarães diz que o autor “aciona com maestria muitas notas do cômico”. O crítico machadiano português Abel Barros Baptista que o livro é “uma lição de literatura: surpreendente e inteligente”.
O evento tem ainda a parceria da ASL com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Confraria Sociartista, através respectivamente dos projetos “Música Erudita e suas Fronteiras”, dentro do projeto “Movimento Concerto” (com o Duo Manhães) e “Arte na Academia” (com os artistas visuais Ana Oiticica, Cecílio Vera, Lúcio Laranjeira e Sonia Maria).
O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, destacou a importância do projeto ao longo do ano na difusão e estímulo à leitura e educação no Estado, e o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, ressaltou a parceria realizada entre a Fundação e a ASL para a valorização da cultura sul-mato-grossense.
Para o secretário estadual de Turismo, Desporto e Cultura, Marcelo Miranda, a literatura teve grande participação na pauta cultural de 2024 com o apoio do Estado aos projetos da ASL, projetando a literocultura de acordo com a sua importância para o pensamento crítico.
Ao final, haverá na confraternização apresentação instrumental do músico e trompetista Alvani Calheiros Silva. A palestra é presencial, com entrada franca e o traje é esporte, no auditório da ASL, na Rua 14 de Julho, número 4653, em Campo Grande, às 19h30.
João Almino é um dos importantes nomes da literatura nacional
João Almino nasceu em Mossoró, RN. Um dos nomes mais importantes da literatura nacional, tem sido aclamado pela crítica por seus romances “Ideias para onde passar o fim do mundo” (indicado ao Jabuti), “Samba-enredo”, “As cinco estações do amor” (Prêmio Casa de las Américas), “O livro das emoções”, “Cidade livre” (Prêmio Passo Fundo, finalista do Jabuti e Portugal-Telecom), “Enigmas da primavera”, “Entre facas, algodão” e “Homem de Papel” (finalista, Prêmio São Paulo e um dos 10 romances literários do Jabuti). Membro da ABL, com romances publicados na Argentina, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália e México, entre outros, autor de ensaios literários, seus escritos são também referência no tema do autoritarismo. Possui inúmeras premiações literárias.
Matéria na íntegra: https://midiamax.uol.com.br/midiamais/2024/imortal-joao-almino-e-o-convidado-do-penultimo-cha-academico-de-2024-da-academia-de-letras/
02/12/2024