Em sua candidatura, o escritor expressa não apenas o desejo de ocupar a cadeira 27, mas também a intenção de dar visibilidade à rica contribuição cultural da Bahia para a literatura nacional. “Assumir a cadeira 27 não é apenas um anseio pessoal, mas uma oportunidade de dar centralidade à contribuição cultural da Bahia para a perpetuação de uma literatura que, como diria Jorge Amado, ‘é feita para o povo e pelo povo’. Espero trazer uma visão que honre o legado de Antônio Cícero e valorize a diversidade cultural do nosso país", afirmou o escritor.
Ele destaca ainda que, apesar de estar distante da sede da ABL, sente-se alinhado aos demais concorrentes, todos comprometidos com a língua portuguesa e a expansão da literatura brasileira.
Conhecido por abordar temas regionais, como o cotidiano e a história do povo cacaueiro da Bahia, Calazans segue a linha de grandes autores baianos, como Jorge Amado e Adonias Filho, cujas obras celebram a cultura nordestina. Seu primeiro livro, “Dúvidas & Desejos”, deu início a uma trajetória literária que inclui títulos como “O Beco”, “Rio Sol – Uma História de Fé”, “Cortina de Fumaça”, “A Salamandra”, entre outros. Ele também é autor do livro infanto-juvenil “O Pé de Cacau Encantado”, indicado ao Prêmio Jabuti.
João também prepara novos lançamentos, com destaque para o romance “O Portão 4”, que traz uma narrativa sobre a cultura boêmia paulistana; e para a coletânea de contos “Tudo por um Conto”, prevista para 2025/2026, além de um novo romance, intitulado “A Diaba”.
A literatura para o poeta surgiu na maturidade, após uma carreira como professor e educador, com forte envolvimento no esporte. Ele agora dedica-se à literatura como forma de apoiar novos talentos. “Foi na literatura que encontrei meu maior alicerce e alavanca de ação, a partir da produção cotidiana de escritos que dialogam com as múltiplas facetas da realidade humana", afirmou o romancista, que vê na ABL uma oportunidade de expandir suas iniciativas culturais e educacionais.
Matéria na íntegra: https://www.bahianoticias.com.br/bnhall/noticia/7075-escritor-baiano-joao-calazans-filho-lanca-candidatura-a-academia-brasileira-de-letras
26/11/2024