Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > A vida literária no Brasil - 1900

A vida literária no Brasil - 1900 (2005. 400 pp.)

Brito Broca

Essa publicação faz parte da coleção Coedições ABL

 

Este livro de Brito Broca é um precioso estudo acerca das relações entre literatura e sociedade e já se transformou em obra de referência em nossa historiografia literária. Lançado em 1956, como parte inicial de um projeto (não implementado) que pretendia percorrer o tema ao longo de todas as fases das letras brasileiras, o livro logo obteve quatro prêmios de repercussão nacional, entre eles o Sílvio Romero, da ABL.

Até hoje, A Vida literária no Brasil -1900 é considerada a obra maior de Brito Broca. Num estilo saborosamente simples, o autor efetua um minucioso registro da formação cultural dos homens de letra do país, ou, quase sinonimamente, do Rio de Janeiro, no período da belle époque.

Nada escapa à veia investigativa de Brito Broca: as reformas urbanísticas da então capital federal, o poder da imprensa nos mecanismos de legitimação literária, a formação de grêmios e associações culturais e artísticas, a expansão do mercado editorial, as interseções entre política e literatura, as idiossincracias dos escritores. Neste particular - o da recuperação da "pequena história", feita de afetos e desafetos, no cotidiano das relações interpessoais - Brito Broca revela-se admirável cronista, enlaçando um rigoroso registro factual a finas percepções da alma humana.

Tal olhar, atento simultaneamente ao fato literário, à sua motivação íntima e à sua circulação social, predomina em grande parcela da vasta produção do autor. Torçamos para que a Vida literária no Brasil - 1900 seja a primeira de uma grande série de reedições que devolvam, em toda a inteireza, a inestimável contribuição de Brito Broca para o mapeamento dos autores, das idéias e dos livros com os quais se tornou possível pensar este país. (Antonio Carlos Secchin na Apresentação do livro)

Ficha da Obra

Autores: 
Brito Broca
Ano: 
2005
Páginas: 
400